Jornacitec Botucatu, III JORNACITEC

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ANÁLISE DA CAPACIDADE DAS INTERSEÇÕES SEMAFORIZADAS DA CIDADE DE BOTUCATU
izabela ferreira silva, Bernadete Rossi fantin, Sérgio Augusto Rodrigues

Última alteração: 2014-10-01

Resumo


RESUMO.

A dificuldade de locomoção dentro das cidades hoje é uma realidade de grande parte das cidades brasileiras, isso em parte se deve ao aumento da frota nos últimos anos e a falta de planejamento do sistema viário.A colocação de dispositivos de sinalização com o objetivo de ordenar o fluxo de veículos nos cruzamentos é uma decisão que, se mal tomada, pode gerar mais malefícios do que benefícios. O aumento do fluxo de tráfego, que vem ocorrendo nos últimos anos, aliado a variações do volume de veículos que circulam pelo sistema viário durante as diferentes horas do dia, requer um fino ajuste na programação semafórica, periodicamente, aonde o tempo de verde deve traduzir a real necessidade temporal para a passagem dos veículos num dado cruzamento. Os semáforos, segundo Coelho, Freitas e Moreira (2008), proporcionam alternância do direito de passagem dos veículos na interseção por meio de indicações luminosas (verde, vermelho e amarelo). Esse tipo de operação (sinalização) é normalmente empregado em cruzamentos com altos volumes de tráfego. No entanto, Cucci Neto (1999) afirma que há necessidade de um investimento substancial e exige, além da manutenção periódica, a disponibilidade de técnicos especializados que dominem sua tecnologia para que seja possível a maximização dos seus recursos, o que infelizmente não acontece na maioria das cidades brasileiras. Para Camargo Braga (2010) a cada dia é maior o número de cidadãos que se vêem presos em congestionamentos de tráfego, especialmente no momento de transladar-se a seus postos de trabalho ou de regressar a seus lares. A rede de trânsito se viu extravasada pelo grande crescimento do parque automobilístico experimentado ao longo das últimas décadas, e pela propensão de seus proprietários a realizar a maior parte de seus deslocamentos diários em seus veículos privados.O objetivo deste trabalho é avaliar a capacidade das interseções semaforizadas da cidade de Botucatu visando identificar quais os cruzamentos mais críticos que necessitarão de investimento e intervenções. Para que fosse possível identificar o período mais crítico de cada cruzamento na cidade de Botucatu foi feita uma contagem de veículos em cada cruzamento, a qual permitirá calcular a hora pico de cada ponto, possibilitando identificar os impactos do volume de veículos na interseção.Desta forma, com este trabalho pretende-se auxiliar o poder público na gestão do sistema de tráfego, por meio da identificação dos pontos mais críticos permitindo balizar a aplicação de recursos de curto, médio e longo prazo, pois possibilitará o estabelecimento do tempo em que o ponto ficará com seu fluxo saturado, através da extrapolação dos valores coletados em função do crescimento anual da frota de veículos na cidade.


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