Jornacitec Botucatu, III JORNACITEC

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ESTUDO DO SETOR SUDOESTE DA CIDADE DE BOTUCATU EM FUNÇÃO DOS PÓLOS GERADORES DE VIAGENS
WALESKA DJAQUELINE BARDELLA, BERNADETE ROSSI BARBOSA FANTIN, SÉRGIO AUGUSTO RODRIGUES

Última alteração: 2014-10-01

Resumo


O setor sul da cidade de Botucatu/SP vem sofrendo grandes transformações ao longo dos últimos anos. Com as transformações vem a necessidade de deslocamento das pessoas e a criação de novos empreendimentos geradores de tráfego na região pode significar uma deficiência no sistema viário em geral. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, “os pólos geradores de tráfego são empreendimentos de grande porte que atraem ou produzem grande número de viagens, causando reflexos negativos na circulação viária em seu entorno imediato e, em certos casos, prejudicando a acessibilidade de toda a região, além de agravar as condições de segurança de veículos e pedestres” (DENATRAN, 2001). A criação de áreas de lazer e trabalho como: o primeiro shopping da cidade, uma rede de hotéis; áreas de trabalho como: o parque tecnológico, distrito industrial; a implantação de serviços de saúde como: o Hospital Estadual, o primeiro Serviço de Atendimento de Referência em Álcool e Drogas do Estado de São Paulo– clínica de reabilitação inteiramente pública; duas instituições de ensino superior e a criação de loteamentos e novos conjuntos habitacionais traz um aumento significativo de pessoas que circulam e residem no setor, podendo gerar, de acordo com Kneib (2012), questões complicadas e desafiadoras relacionadas à mobilidade, dificultando assim, o deslocamento das pessoas, devido à congestionamentos, aumento dos índices de acidentes, degradação do transporte coletivo, degradação ambiental, aumento da poluição, dentre outros que comprometem a qualidade de vida urbana. Ao deslocar atividades econômicas do centro da cidade para novos centros econômicos, acaba-se ampliando o problema com trânsito, o que antes se concentrava apenas em áreas centrais e corredores de acesso. Os impactos causados pela implantação de pólos geradores de tráfego (PGT) estão relacionados à circulação viária – volume de tráfego nas vias adjacentes e acesso ao pólo gerador se elevam de modo significativo reduzindo os níveis de serviço e de segurança viária – e ao aumento da demanda de estacionamento em sua área de influência – se o PGT deixar de prever um número suficiente de vagas de estacionamento em seu interior, levando o usuário ao uso irregular da via pública e restringir a capacidade da via, reduzindo a fluidez do tráfego (DENATRAN, 2001). O objetivo desse trabalho é analisar o crescimento do setor sul da cidade de Botucatu com a implantação de novos pólos geradores de tráfego e o seu impacto na distribuição de viagens. Se por um lado a descentralização das atividades traz benefícios à mobilidade urbana de uma cidade, por outro lado, a implantação de um PGT é sempre motivo de preocupação devido ao aumento do número de veículos no seu entorno e acessos. Portanto, será feita uma análise espacial através da locação dos pólos atratores de viagens no mapa da cidade, que possibilitará analisar os impactos que deverão ocorrer no sistema viário.

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