Jornacitec Botucatu, III JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO FATOR MOTIVACIONAL EM UMA EMPRESA MONTADORA DE CHICOTES ELÉTRICOS
Gislaine C. Batistela, Fernanda Cristina Pierre, Leirielle Coelho Américo

Última alteração: 2014-10-02

Resumo


Muitas empresas de hoje foram criadas e estão sendo administradas sob conceitos e metodologias que deram certo no século passado. Visam alcançar altos níveis de produção, têm foco no produto, nas máquinas e no processo e nem sempre focam o homem, esse ser gregário, dotado de pensamentos e sentimentos e que não podem ser comparados a máquinas.   Esse colaborador, independentemente do nível hierárquico que ocupa na organização, quando não está satisfeito, perde a motivação e o reflexo disso interfere no desempenho, na produção, na produtividade e na qualidade, afastando-o do seu papel importante na busca de melhores resultados. As organizações devem perceber essa situação e começar a agir de forma diferenciada com seus colaboradores. Para essa avaliação foi utilizada metodologia de estudo exploratório com uma pesquisa qualitativa envolvendo variáveis qualitativas e quantitativas da satisfação dos funcionários em relação a uma empresa montadora de chicotes elétricos (chamados neste trabalho de colaboradores). Foi aplicado um questionário respondido por 203 colaboradores com perguntas que envolviam a satisfação dos colaboradores em determinadas questões dentro da empresa. Por meio da pesquisa foi possível concluir que o grau de satisfação dos entrevistados foi positivo em alguns aspectos, negativo em outros e situações que os colaboradores decidiram não opinar. Porém a empresa pode vir fortalecer sua imagem perante seus colaboradores tornando-os mais motivados em algumas condições de trabalho que a empresa oferece utilizando os resultados apresentados, pois pode corrigir sua gestão de pessoas, ou mesmo desenvolver um novo método de gerenciamento em recursos humanos.


Texto completo: PDF