Jornacitec Botucatu, III JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
ESTUDO PARA ESTIMAÇÃO DAS TAXAS DO MODELO MATEMÁTICO PARA PREVER O COMPORTAMENTO POPULACIONAL DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE
Ariane Campolim Cristino, Daniela Renata Cantane, Rogério Antonio Oliveira, Helenice Oliveira Florentino Silva, Fernando Luiz Pio Santos, Jayme Augusto Souza Neto, Paulo Eduardo Martins Ribolla

Última alteração: 2014-10-01

Resumo


O aumento do número de casos da dengue é notícia enfática na mídia, pois é uma doença que atinge o homem, principalmente em países onde o clima é caracterizado como tropical e subtropical, ambiente este favorável ao desenvolvimento de mosquitos do gênero Aedes.

Um modelo matemático proposto para analisar a aplicação de inseticida e introdução de machos estéreis, produzidos pela técnica de radiação gama, no controle do Aedes aegypti.

Para descrever a dinâmica da população os autores consideraram todo o ciclo de vida do mosquito: fase aquática (ovo, larva e pupa) e fase alada (mosquitos adultos). O objetivo deste trabalho é calcular estimativas das taxas do ciclo de vida do mosquito, que são utilizadas no modelo matemático para estudar a dinâmica populacional do mosquito transmissor da dengue.


Texto completo: PDF