Última alteração: 2015-09-22
Resumo
As rápidas mudanças do mundo contemporâneo têm exigido das empresas diferenciais competitivos para não se tornarem obsoletas perante o mercado. Na indústria gráfica essa realidade não seria diferente. Portanto, cabe aos gestores industriais a responsabilidade de observar as mudanças deste mercado, buscar novas tecnologias e aprimorar os métodos de impressão do universo gráfico.As recentes inovações na tecnologia de produção gráfica dizem respeito à impressão digital e à integração das etapas da produção desde a pré-impressão até o acabamento. O uso das ferramentas da internet entre a indústria gráfica e os clientes para efetivação de pedidos, têm tornado o processo de produção mais flexível e rápido. O presente trabalho se justifica pela necessidade de constante aprimoramento dos processos de impressão, tendo em vista a sustentabilidade, a redução da produção de resíduos, a maior agilidade na entrega do material ao cliente e qualidade do produto final, algo muito valorizado atualmente. Tais objetivos são de possíveis realizações graças às novas tecnologias em máquinas, softwares e papéis que garantem total fidelidade na qualidade de impressão. A grande vantagem da impressão digital é tornar possível a impressão de dados variáveis, pois, é possível alterar qualquer parte da imagem, em cada folha impressa, com mínimo aumento no custo da produção gráfica. Na impressão tradicional, esta conduta seria impossível. A personalização dos impressos se apresenta como uma preciosa ferramenta de marketing. Pensando na melhoria e na redução de custos tanto de papel como de impressão, juntamente com a colaboração dos colaboradores da empresa, o tamanho de papel foi padronizado para que a área imprimível da impressora digital tivesse um melhor aproveitamento, resultando assim na economia de papel e no custo da página impressa.