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RASTREABILIDADE DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS UTILIZANDO O CÓDIGO QUICK RESPONSE – QR-DROID
Alex Bento Barbosa, Edson Aparecido Martins

Última alteração: 2015-09-22

Resumo


A preocupação por parte dos consumidores com a origem dos alimentos e como eles são produzidos é crescente, por esse motivo a rastreabilidade de alimentos é cada vez mais usada por empresas alimentícias, supermercados e também por produtores.

Os sistemas de rastreamento servem para contar a história de vida dos alimentos, no caso das frutas e legumes, o sistema pode mostrar onde os alimentos foram produzidos, quem é o produtor, às vezes quem é o agrônomo responsável, quem é o distribuidor, quando ele foi entregue ao supermercado entre outras informações relevantes. Todo sistema de rastreamento é uma tentativa de compensar a distancia entre o consumidor final e o produtor, com mais informação, ou seja, é uma forma de contar para quem mora nas cidades o que acontece no campo sem que ninguém precise viajar.

A rastreabilidade além de beneficiar os consumidores, traz várias vantagens as empresas que fazem seu uso, por exemplo, é possível identificar possíveis erros e de onde eles vem de maneira mais simples e rápida, já que o sistema de rastreabilidade fornece todas as informações do caminho percorrido pelo produto desde a sua saída do campo até a chegada as gondolas dos supermercados e quitandas.

Existem diversas tecnologias de rastreabilidade alimentar, e devido a sua grande importância e a necessidade de melhoramento constante a cada dia surgem novas tecnologias, algumas das usadas são:

  • Código de barras
  • QR Code
  • Chip

Nesse trabalho o enfoque maior será no uso do QR Code ou código QR em português, que nada mais é que um código de barras em 2D, e que assim como os códigos de barras normais tem sua leitura feita por scanners. Essa tecnologia tem ganhado muito destaque atualmente, pois a leitura do QR Code pode facilmente ser feita por quase todos os smartphones, que com o auxilio de um software de leitura, os códigos são codificados em textos e links que direcionam a um conteúdo especifico (SEBRAE, 2014).


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