Última alteração: 2015-09-22
Resumo
RESUMO: A logística não é só o conceito de transporte de cargas de um ponto a outro ou um local para o outro, e sim é o conceito da administração e gerenciamento, ela deve prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística é um adendo da Administração, envolvendo diversos recursos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia, do transporte e dos recursos humanos. Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).As empresas para atenderem as necessidades de seus clientes devem estar estrategicamente alinhadas sua logística com a cadeia de suprimentos em que está inserida, pois, por meio dessa visão sistêmica é possível promover mudanças e solucionar rapidamente os problemas de maneira eficiente e eficaz, para ter vantagem competitiva no mercado em que atua.O Brasil é um país essencialmente rodoviário, e segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP) as estimativas revelam que 95% das pessoas que utilizam transporte, que não o individual (automóvel) o fazem por meio do ônibus. As Empresas de Ônibus, surgiram da premente necessidade de comunicação entre as cidades. O setor de transporte ocupa hoje o quinto lugar das atividades essenciais para o Brasil e é responsável por 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Das 90 milhões de viagens terrestres realizadas, diariamente, no Brasil, 92% utilizam o ônibus como meio de transporte, cabendo ao Metrô 4% e ao transporte Ferroviário e outros Modais 4%. Diante desse contexto, o objetivo do trabalho é caracterizar a cadeia de suprimentos de uma empresa encarroçadora do segmento automobilístico. A metodologia utilizada basear-se-á em estudo de caso, na cidade de Botucatu/SP, em uma empresa de grande porte, voltado para a fabricação de veículos de grande, médio e pequeno porte, adaptáveis e funcionais atendendo o mercado interno e externo. Com mais de 4000 funcionários, tem sua capacidade de fabricação veicular em linha de produção de 35 unidades/dia. Para caracterização da cadeia de suprimento, a pesquisa será norteada por questionário semi-estruturado, onde os dados coletados, serão analisados por meio de estatística descritiva e análise documental, respectivamente As questões nortearão a caracterização da cadeia de suprimentos à montante e à jusante, o tipo de produto e sua influência em termos de gestão estratégica da cadeia de suprimentos, o tipo de produção (empurrada, puxada ou hibrida), a gestão de relacionamento com fornecedores, a avaliação de desempenho com seus respectivos fornecedores, a realização da gestão da demanda, a centralização e descentralização de sua estrutura logística e a logística reversa nessa cadeia. Os resultados esperados por meio da caracterização da cadeia de suprimentos é possibilitar informações que colaborem no gerenciamento estratégico para a empresa.