Jornacitec Botucatu, IV JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
Avaliação da alteração no processo de movimentação de bagaço de cana-de-açúcar em uma indústria sucroenergética.
Marcio Rafael, Fernanda Pierre

Última alteração: 2015-09-22

Resumo


A palavra “crise”, na cadeia produtiva ou no setor sucroenergético, tem sido amplamente utilizada para indicar situações desde o fluxo de caixa negativo, em um ou dois anos, até a redução da produção física em parte das indústrias, o alto endividamento superando as receitas ou o fechamento de fábricas (SANTOS et al., 2015).

Há também uma persistente situação de dificuldades regionais, endividamento e dependência de subsídios, como mostram Santos e Caldeira (2014).

Frasson et al. (2009) também destaca que uma fonte de energia renovável que está em ascensão desde os anos de 1990 no Brasil é a gerada pela queima do bagaço da cana-de-açúcar, a partir da biomassa. Atualmente, a biomassa vem sendo cada vez mais utilizada na geração de eletricidade, principalmente em sistemas de co-geração e no suprimento de eletricidade para demandas isoladas da rede elétrica.

Este estudo teve como objetivo oferecer uma oportunidade de redução de custo na movimentação do subproduto bagaço de cana-de-açúcar no depósito da indústria sucroenergética localizada no Estado de São Paulo, por meio da alteração do layout do pátio de armazenagem.


Texto completo: PDF