Jornacitec Botucatu, IV JORNACITEC

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SIMULADOR DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO: NECESSIDADES E DESEJOS DE UM ENSINO PRÁTICO
Thamires Rodrigues Ribeiro, Juslley Riander Pereira, Maira Patrícia de Avila, Silvio Soares da Rosa

Última alteração: 2015-09-23

Resumo


Para Feitosa e Franco (2006), os softwares educativos usados na educação, tornam-se cada vez mais amplificadores de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos, professores e das próprias instituições de ensino. Para Rocha (2003), as simulações oferecem ao aluno a possibilidade de desenvolver hipóteses, testá-las, analisar resultados e refinar os conceitos. Desta forma, o aluno passa a ser um sujeito pertencente ao seu cenário, tendo um bom controle das situações hipotéticas e obtendo os resultados provenientes de sua interação.

Tais conceitos se complementam e tornam evidente a importância de Softwares educativos de simulação no processo de aprendizagem, onde estes com o seu poder de entretenimento, conseguem desenvolver a criatividade e a retenção de conceitos, além de aumentar a interatividade do aluno como o mundo real. Para Kolb (1978), o espaço da sala de aula simboliza algo diferente, que está distante da realidade, assim, os métodos tradicionais de ensino vêm perdendo espaço, e existe uma intensa preocupação em harmonizar a articulação da teoria com a prática, buscando reduzir a distância entre o que é ensinado e o que acontece na prática.

Por conta disso surgiu a ideia do desenvolvimento de uma ferramenta para atuar diretamente nesse contexto, oferecendo para o aluno e professor uma alternativa moderna e eficaz, proporcionando de forma divertida o conhecimento e a dinâmica da sistemática do comércio exterior.

A presente pesquisa tem como objetivos medir a necessidade e o desejo dos estudantes do curso de comércio exterior da Fatec de Itapetininga quanto à utilização de uma ferramenta que possibilite uma simulação mais próxima da prática do exercício da profissão.


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