Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Jornacitec Botucatu?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

Somente o autor correspondente deverá realizar o cadastro no portal da Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu (JORNACITEC). Caso haja mais de um autor, o correspondente deverá incluí-los no processo de submissão dos manuscritos (metadados). Serão permitidos, no máximo, 6 autores por artigo submetido. Verifique o tutorial de submissão para realizar, com sucesso, a submissão de seu trabalho pelo sistema.

É extremamente importante a inclusão correta dos metadados no momento da submissão do trabalho. Essas informações serão utilizadas para gerar os certificados. Se o autor não preencher o nome de todos os autores no sistema, os certificados serão gerados somente com o nome de um autor. Dados cadastrados incorretamente pelo autor, não serão corrigidos no certificado, posteriormente ao evento.

Após a submissão do trabalho, toda a comunicação com os autores será realizada via sistema de submissão. Confira sempre que possível o status de seu trabalho. No caso de esclarecimento de dúvida via e-mail, informar o número de identificação (ID), título e autores do trabalho.

A Comissão Organizadora versará de forma consultiva, educativa ou até proibitiva sobre os casos que julgar não fomentar a pesquisa científica. Os manuscritos que evidenciam nomes de empresas, dados ou informações que envolvam sobretudo aspectos éticos, devem ser acompanhados de um termo de aprovação para a divulgação das informações, assinado pelo responsável da empresa, que permitiu a realização da pesquisa, e por todos os autores, o qual deverá ser anexado em “documentos suplementares” no sistema de submissão da Jornacitec.

Os conceitos e afirmações emitidas nos trabalhos científicos são de exclusiva responsabilidade dos autores. Contudo, a Comissão Organizadora reserva-se no direito de solicitar ou sugerir modificações no texto original.

Toda pesquisa envolvendo seres humanos ou animais deve ter aprovação prévia do Comitê de Ética da instituição de origem. Nesses casos, o número do protocolo no Comitê de Ética deve ser mencionado no trabalho.

Serão aceitos Resumos Expandidos (destina-se a trabalhos de pesquisa CONCLUÍDOS, os quais serão apresentados em forma oral ou pôster, conforme parecer da Comissão Organizadora) e Resumo Simples (destina-se a trabalhos de pesquisa EM ANDAMENTO, com resultados parciais, os quais serão apresentados em forma de pôster). Serão aceitos trabalhos de revisão de literatura desde que na forma de Resumo Expandido. Dimensões do pôster (lona com cordão: 0,6 m de largura x 0,9 m de altura).

FORMA E PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITOS

O manuscrito submetido para publicação deverá ser digitado em processador de texto em formato .DOCX, encaminhado via eletrônica (http://www.fatecbt.edu.br/jornacitec), obedecendo às especificações a seguir e ao modelo disponibilizado no site:

Papel: formato A4.

Espaçamento do texto: em coluna simples, com espaço entre linhas de 1,5 cm.

Margens: 3,0 cm de margens esquerda e direita; margens superior e inferior com 2,0 cm, orientação retrato.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

Parágrafos: Alinhamento justificado e deslocamento especial na primeira linha de 1,25 cm.

Número de páginas: resumo expandido de 4 a 8 páginas; resumo simples de 300 a 500 palavras.

Tabelas: devem fazer parte do corpo do artigo e ser apresentadas no módulo tabela do Microsoft Word. Essas devem ser elaboradas apenas com linhas horizontais de separação no cabeçalho e ao final das mesmas, evitando o uso de palavras em negrito e coloridas, as quais devem ser ajustadas automaticamente à janela. O título deve ficar acima e centralizado. Exemplo de citações no texto: Tabela 1. Investimento econômico-financeiro (sem ponto final após o texto). Em tabelas que apresentam a comparação de médias, segundo análise estatística, deverá haver um espaço entre o valor numérico (média) e a letra. As unidades deverão estar entre parênteses.

Gráficos, Figuras e Fotografias: devem ser apresentados em preto e branco ou em cores (se necessário), nítidos e com contraste, inseridos no texto após a citação dos mesmos, com resolução de 300 dpi. O título deve ficar acima e centralizado. Exemplo de citações no texto: Figura 1. Investimento econômico-financeiro (sem ponto final após o texto).

Fórmulas: deverão ser feitas em processador que possibilite a formatação para o programa Microsoft Word, sem perda de suas formas originais e devem ser alinhadas à esquerda e numeradas sequencialmente à direita.

Nomes científicos: devem ser escritos por extenso e em itálico.

CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS NO TEXTO

Citações bibliográficas serão feitas de acordo com a NBR 6023:2018 da ABNT, usando-se o sistema "autor-data", conforme os seguintes exemplos:

a) Se início de frase, Silva (2005), ou se final de frase, (SILVA, 2005).

b) Se início de frase, Pereira e Silva (2010), ou se final de frase, (PEREIRA; SILVA, 2010).

c) Havendo mais de três autores, é citado apenas o sobrenome do primeiro, seguido de et al. (não itálico): Se início de frase, Rossi et al. (2008), ou se final de frase, (ROSSI et al., 2008).

 

REFERÊNCIAS NO TEXTO

Todas as citações mencionadas no texto devem ser relacionadas na lista de Referências. Não é permitido citação de trabalhos não-publicados e comunicação pessoal. Recomenda-se que 70% das referências tenham sido publicadas nos últimos 10 anos. Recomenda-se também que  50% das referências sejam de periódicos e que o trabalho tenha ao menos 5 referências. Devem ser digitadas em fonte tamanho 12, espaço simples, com alinhamento somente à esquerda, em ordem alfabética e separadas umas da outras também por uma linha em branco com espaço simples.

a) Artigo de periódico:

SIMÕES, D.; SILVA, R. B. G.; SILVA, M. R. Composição do substrato sobre o desenvolvimento, qualidade e custo de produção de mudas de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden × Eucalyptus urophylla S. T. Blake. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 22, n. 1, p. 91-100, jan./mar. 2012.

b) Livro:

MACHADO, C. C.; LOPES, E. S.; BIRRO, M. H. B. Elementos básicos do transporte florestal rodoviário. Viçosa: UFV, 2005. 167p.

c) Capítulo de livro:

NOGUEIRA, E. Análise de investimentos. In: BATALHA, M. O. (Org.) Gestão Agroindustrial. 5. ed. São Paulo, SP. Atlas, 2009. p. 205-266.

d) Dissertação e Tese:

MACHADO, R. R. Avaliação do desempenho logístico do transporte rodoviário de madeira utilizando Rede de Petri.75f. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) apresentada a Universidade Federal de Viçosa/ MG. 2006.

e) Trabalhos de congressos:

SILVA, R. M.; BELDERRAIN, M. C. N. Considerações sobre diagrama tornado em análise de sensibilidade. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 8., 2004, São José dos Campos. Anais [...] São José dos Campos, SP: UNIVAP, 2004. p. 8-11.

f) Trabalhos de conclusão de curso ou monografias: não aceitos.

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

No caso de seu trabalho ser selecionado para apresentação oral, não será permitido o uso de computador pessoal durante a apresentação. O autor deve utilizar o computador disponibilizado no local pelo evento. Deverá comparecer, no mínimo, 20 minutos antes do início das apresentações para transferir seu arquivo para o computador do evento.

Ressaltamos que, caso as recomendações de distanciamento social ainda estiverem mantidas no período que anteceder o evento, o mesmo será realizado em forma remota.

Somente um dos autores poderá apresentar o trabalho. Não será permitida a apresentação por mais de um autor ou de alguém que não esteja indicado como autor do trabalho.

Os trabalhos selecionados para apresentação em pôster deverão ser impressos pelos autores e serem afixados no local e horário designado no evento, permanecendo neste local até o final do horário estabelecido.

Não serão emitidos certificados de apresentação para os trabalhos que não forem apresentados durante o evento.

PAGAMENTO

A participação no evento é gratuita, no entanto, para os autores de trabalhos científicos, é necessário realizar o pagamento de R$ 30,00 por trabalho aprovado, com exceção dos alunos regularmente matriculados na Fatec de Botucatu, os quais terão apenas a contrapartida de doação de um quilograma de alimento não perecível ou item de higiene pessoal, conforme orientação posterior.

Após a divulgação da lista de trabalhos aprovados, será enviado um link para cadastro e pagamento, devendo ser informado o ID do trabalho para o qual se está realizando o pagamento.

Os trabalhos aprovados que não forem pagos não serão inseridos nos Anais do evento. Nesses casos, também não serão emitidos certificados.

 

Comissão Organizadora da 9ª JORNACITEC

Botucatu, 15 de junho de 2020.

 

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato Microsoft Word (*.DOCX)
  3. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  4. Toda pesquisa envolvendo seres humanos ou animais deve ter aprovação prévia do Comitê de Ética da instituição de origem. Nesses casos, o número do protocolo no Comitê de Ética deve ser mencionado no trabalho.
  5. O autor declara ter acessado e lido o tutorial de submissão de trabalhos científicos no sistema, incluído no site www.fatecbt.edu.br/jornacitec.
  6. Todos os metadados cadastrados no momento da submissão do artigo pelo autor, estão corretos. Não haverá correção destes dados após emissão dos certificados.
  7. A 9ª JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica está apoiando o projeto social da Faculdade de Tecnologia de Botucatu na arrecadação de alimentos para instituições carentes. Desta forma convidamos contribuir com um quilo de alimento no período do evento.
  8. Somente um dos autores poderá apresentar o trabalho. Não será permitido a apresentação por mais de um autor ou de alguém que não seja autor do trabalho. Os trabalhos selecionados para apresentação em pôster deverão ser impressos pelos autores e serem afixados no local e horário designado no evento, permanecendo neste local até o final do horário estabelecido.

    Não serão emitidos certificados de apresentação para os trabalhos que não forem apresentados durante o evento.

  9. Cada trabalho submetido e aprovado terá um custo de R$30,00, que deverá ser pago até a data limite informada no cronograma do evento, com exceção dos alunos da Fatec Botucatu, os quais terão apenas a contrapartida de doação de um quilograma de alimento não perecível ou item de higiene pessoal. Os trabalhos aprovados que não forem pagos, não serão inseridos nos Anais do evento, e não serão emitidos certificados. Após a divulgação da lista de trabalhos aprovados, será enviado um link para cadastro e pagamento, devendo ser informado o ID do trabalho que está sendo pago.
  10. Tutoriais em vídeos disponíveis para autores:

    - Como submeter seu trabalho científico? Assista o vídeo e não esqueça de nenhum passo. https://youtu.be/jMYKdDO3t9M

    - Após o cadastro a opção de submissão não apareceu? https://youtu.be/iOjKQ9SluOc

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.