Última alteração: 2020-10-06
Resumo
Resumo: O mundo está sofrendo um impacto sem precedentes com a pandemia causada através da disseminação do Corona vírus que causa a doença chamada Covid-19. Governos e hospitais buscam obter o maior número de informações a respeito das pessoas que contraíram a doença e dos casos suspeitos de contaminação. Uma verdadeira operação de guerra foi montada nas grandes cidades, buscando amenizar ao máximo os efeitos causados por um inimigo invisível. Nessa luta, uma das maiores aliadas e importante força na obtenção de dados cada vez mais precisos, são as Tecnologias da Informação (TI). Aplicativos e sistema computadorizados ajudam a monitorar pacientes em hospitais e até mesmo em suas residências. Pessoas com sintomas da doença têm a possibilidade de contatar médicos e profissionais da saúde, informando o que estão sentindo, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde. Segundo DELPHINO, SOUZA e SANTANA (2016, p. 8), o uso do Telemonitoramento vem aumentando e há esforço para fornecer alta qualidade no cuidado visando também ao custo-benefício. O acompanhamento por telefone está relacionado à continuidade dos cuidados, oferecendo ensino e orientações pertinentes. Para pessoas com dificuldades de locomoção devido a residirem distantes das unidades de saúde, com problemas físicos e os idosos, sendo a TI uma grande aliada nessas situações. Segundo Kiss, et al (2011, p. 279-284 citados PÖTTER e SZTAJNBERG, 2013, p. 1 ), sistemas de Telemonitoramento podem ser usados para o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas em suas residências o que leva a redução de custos em hospitalização e garante reação a emergências com a urgência necessária e, ao mesmo tempo, garante conforto e independência ao idoso. Seguindo a mesma vertente de outras localidades e buscando manter as medidas necessárias para controlar a expansão da doença, a secretaria municipal de Saúde de Botucatu-Sp, estruturou uma central de atendimento e monitoramento do covid-19 em suas dependências. Visando atender com qualidade e eficiência todas as ligações recebidas durante esse período no qual se faz presente à atenção redobrada, foi desenvolvido e implantado por uma equipe da própria Secretaria, um sistema para coleta e armazenamento dos dados fornecidos por pessoas que entram em contato com a central de atendimento. Foram utilizadas ferramentas como PHP, Java Script e HTML. Simultaneamente à ligação recebida, o atendente insere os dados do paciente no sistema e gera um arquivo. O mesmo é impresso e encaminhado para a equipe da central de monitoramento do Covid-19, que passa a acompanhar o paciente por meio de telemonitoramento telefônico. O sistema também é composto de uma segunda aba, essa contém outro formulário que se refere aos testes que estão sendo realizados na cidade, onde é possível ter as informações detalhadas das pessoas que fizeram o teste. A utilização do sistema tem se mostrado uma ferramenta com uma contribuição importante neste período de enfrentamento a pandemia.
Palavras-Chave: Desenvolvimento. Monitoramento. Informações.