Jornacitec Botucatu, IX JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO BÁSICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS – UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA
Abner Jacomo Pelisser, Vanessa dos Anjos Borges

Última alteração: 2020-10-06

Resumo


No século XXI, tornou-se indispensável a formação de crianças e jovens com capacidade de resolver problemas, de forma que sejam capazes de criar um algoritmo para solucioná-los, e que o algoritmo criado tenha um nível de abstração que possa ser utilizado na solução de outros problemas. Com isso surge a necessidade de conhecer os conceitos que estão presentes no Pensamento Computacional, que ajudam a particionar, generalizar e abstrair o problema inicial, para que por fim seja criado o algoritmo para a resolução. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática sobre a aplicação do Pensamento Computacional no ensino básico através de estudos com experimentos realizados com crianças e jovens. Os resultados apontam que a aplicação de PC melhora a aprendizagem, sendo essa aplicação “desplugada” ou com o uso de recursos de Tecnologia da Informação.

Texto completo: PDF