Jornacitec Botucatu, IX JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Beatriz Hellena Cipola Costa, Marco Antônio Nagao

Última alteração: 2020-10-06

Resumo


A tecnologia transformou a comunicação em todo o mundo. Do telefone à Internet, os mecanismos de disseminação de informações e interação entre indivíduos, em diferentes lugares, estão presentes na vida das pessoas. Entre as outras invenções tecnológicas, se classificarmos o quadro negro como tecnologia, assim como gravadores de áudio, laboratórios de linguagem e vídeo; o desenvolvimento da internet se destaca, entre outros motivos, pela rapidez, acessibilidade e conforto oferecidos aos seus usuários. As novas tecnologias estão cada vez mais presentes e mudaram a forma de pensar da sociedade, além de mudar a forma como lidamos com a informação e com as outras pessoas. As novas tecnologias garantem que a vida de muitas pessoas no mundo hoje seja parcialmente moldada por forças de outros mundos (Brydon, 2011). Nessa perspectiva, diferentes linguagens, formas de pensar, estilos de vida, diferentes comunidades, políticas, econômicas se destacam, por exemplo, ao navegar na internet, sem necessariamente estar fisicamente em outras cidades, regiões ou países. Essa constatação provoca mudanças no ensino em geral e em particular no ensino de línguas, visto que a tecnologia é vista como uma ferramenta de várias possibilidades no que diz respeito ao uso de materiais autênticos, oportunidades de comunicação com aprendizes de outras partes do mundo, mobilidade de uso, leitura, escrita, conversação e escuta, além de fornecer informações atualizadas a todo momento. A reprodução do áudio em disco acontecia no gramofone e, a seguir, em fitas magnéticas. A reprodução sonora permitiu o contato com extratos de nativos, promovendo o desenvolvimento de habilidades de compreensão oral a partir de materiais autênticos. Além disso, a criação de fitas, que possibilitam a gravação de vozes, torna-se mais um recurso de aprendizagem. Embora o ensino seja voltado para a oralidade nesta fase devido à invenção do fonógrafo, as descrições sintáticas não foram ignoradas, uma vez que a aprendizagem se deu por meio da imitação e repetição de falas. O The International Correspondence of Scranton foi responsável pelo primeiro material didático gravado, que consistia em cadernos de conversação acompanhados dos cilindros de Thomas Edison, em 1902 e 1903. Em 1930, os Walt Disney Studios produziam desenhos animados para o ensino de inglês. Educação básica, iniciando o uso de filmes para o ensino de línguas. O gravador de fita magnética teve grande visibilidade na década de 1940, pois permitia aos alunos registrar suas leituras e exercícios de repetição, para depois se auto avaliarem. Leffa destaca que a internet possibilitou ao aluno usar o idioma de destino para se integrar a comunidades de usuários autênticas e trocar experiências com pessoas de todo o mundo que estudam o idioma utilizado. Dessa forma, a tecnologia da informação passa a ser utilizada no ensino de línguas como uma fonte dinâmica, o que permite integrar todas as tecnologias anteriormente desenvolvidas, como escrita, áudio e vídeo, rádio, televisão, telefone, em um único recurso: o computador. A prática da interação escrita e oral entre as pessoas passa a ser mais impulsionada pelo desenvolvimento de recursos de comunicação instantânea como Icq e MSN. No século 21, o aprendiz torna-se ainda mais ativo na interação eletrônica ao contribuir para páginas de relacionamento como Orkut, blogs e fotologs, repositórios de vídeo como YouTube, podcasts e uma enciclopédia mundial, a Wikipedia. Esses recursos permitiram que os usuários da rede utilizassem o idioma de forma eficaz em diversas situações de comunicação. Menezes de Souza menciona que “o mundo contemporâneo globalizado traz consigo a aproximação e justaposição de diferentes culturas e povos - muitas vezes em situações de conflito”. Levando em consideração as esferas pedagógica e cultural, o uso da internet possibilita novos meios de interação e colaboração entre os envolvidos no processo de aprendizagem do LE, além de possibilitar o acesso a informações sobre a cultura de outros países, possibilitando o desenvolvimento dos alunos para lidar com as diferenças de uma forma mais dialógica, dependendo da proposta de ensino que o professor utiliza. Embora muitas escolas e professores utilizem recursos tecnológicos no ensino de línguas no Brasil, a trajetória de uso da tecnologia nessa área não tem sido linear e, ainda hoje, o acesso a esses recursos não está disponível para todos. O professor precisa estar atento para acompanhar a evolução desses recursos e continuar se aprimorando. Assim, além dos conhecimentos linguísticos e pedagógicos, é importante desenvolver conhecimentos tecnológicos para que, ao ensinar, o professor se sinta à vontade para estabelecer objetivos claros ao utilizar os recursos tecnológicos digitais em suas aulas. Além disso, muitas discussões, pesquisas, esclarecimentos e incentivos governamentais ainda são necessários para integrar a tecnologia às nossas práticas de ensino.

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