Jornacitec Botucatu, IX JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
INGLÊS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA PANDEMIA
Érika Kayoko Hamaguti, Marco Antonio Nagao, Maria Fernanda Martins

Última alteração: 2020-10-07

Resumo


No começo de 2020 foi declarado Pandemia da Covid-19 e o mundo entrou no isolamento social para a contenção dos casos dessa doença. Mesmo assim, várias conexões foram estabelecidas, à distância, através das Tecnologias da Informação (TIs), fazendo lives e videoconferências por exemplo, possibilitando a Educação a Distância e o teletrabalho (BAYDE et al., 2020; CALEJON; BRITO, 2020; SANTOS et al., 2020). Segundo Cruse e Peck (2012, p. 4), “os meios de comunicação, tanto a mídia escrita como a televisiva, utilizam o inglês como língua hegemônica preferencial”. Portanto, o inglês é utilizado em todos os países, ou seja, é a língua universal. Isso significa que saber inglês é fundamental para a profissão e para ter uma cidadania íntegra (BANDEIRA e REIS, 2019; COMER, 2008 apud CRUSE e PECK, 2012, p. 6; FINARDI e PORCINO, 2014). Segundo Finardi, Prebianca e Momm (2013 apud FINARDI e PORCINO, 2014), o inglês é o passaporte de acesso à informação e de inclusão e geração de benefícios pelos relacionamentos sociais. A maioria das publicações científicas sobre novas tecnologias estão em inglês (FEITOSA, 2017 apud CESÁRIO e NAGAO, 2019) e a maioria das páginas web também. Assim, a aprendizagem de uma única língua permite acessar os meios mais modernos da tecnologia e todo o conhecimento veiculado na Internet (CRUSE e PECK, 2012). A internacionalização do inglês começou na Segunda Guerra Mundial (ARAKI, 2013 apud BANDEIRA, 2019), e depois, com a revolução científica e tecnológica e com o surgimento do computador, o inglês predominou no mundo acadêmico, científico e tecnológico (AIBERNAZ KURY, 2007). Segundo Baladeli e Ferreira (2012 apud FINARDI; PORCINO, 2014), a globalização e as TIs contribuíram com a disseminação e a difusão do inglês, além de aumentarem a velocidade de veiculação das informações. E, com a globalização, tiveram avanços tecnológicos, principalmente as TIs e da comunicação (TICs), que deram um fluxo mais rápido, igualitário e acessível de informação, produtos e serviços, representando milhões de pessoas na Internet e em redes sociais na economia mundial. Ainda segundo esses autores, as TICs também têm mudado a maneira como geramos e obtemos informação e conhecimento. A Internet deu mais acesso e mais autonomia para milhares de pessoas na busca de informação e de conhecimento através de, por exemplo, cursos online abertos, como o Coursera, que é um MOOC (Massive Open Online Courses). Esses mesmos autores continuam argumentando que a Internet também ajudou e mudou os padrões de ensino do inglês oferecendo novas oportunidades de relação com este idioma e seus usuários no mundo todo, dando mais autonomia para os estudantes e realizar a estruturação estabelecida do conhecimento sem a limitação do ambiente físico, como em aulas presenciais. O objetivo desse estudo, é, portanto, descrever a importância do inglês e da TI durante a pandemia do Covid-19. Pode-se dizer que o inglês é indissociável da trajetória de usos das tecnologias (PAIVA, 2015, no prelo apud FINARDI; PORCINO, 2014), ou seja, o inglês e a TI ajudam entre si para a construção do conhecimento, mesmo distante das salas de aula.

 


Texto completo: PDF