Última alteração: 2020-09-24
Resumo
Ao longo dos anos, o mercado de e-commerce tornou-se realidade e conquistou estabilidade e constante crescimento, fazendo parte da rotina de muitos consumidores em todo o mundo e principalmente no Brasil, ocasionando mudanças significativas para o ambiente mercadológico e no comportamento do consumidor (PAIXÃO, 2012). Seu rápido crescimento possibilitou a criação de novos negócios, surgindo oportunidades de atuação em um ambiente global (FELIPINI, 2011). Com o advento da internet e os avanços tecnológicos a interação consumidor/mercado tornou-se ainda mais próxima, sendo assim, entender o perfil do consumidor e seu comportamento de compra, constitui-se uma estratégia de extrema importância e imprescindível para qualquer empresa que deseja obter sucesso (GABRIEL, 2010), sobretudo deparando-se com um cenário competitivo em que as organizações estão inseridas onde uma ferramenta como essa que permite o processo de compra e venda online instantaneamente, pode contribuir para sua diferenciação e sobrevivência no mercado (DE FARIA; MARQUES, 2019). Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar o perfil e o comportamento do consumidor de e-commerce, caracterizando-se por uma abordagem qualitativa com propósito descritivo. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 17 perguntas estruturadas disponibilizado de maneira online através da ferramenta SurveyMonkey obtendo 585 respondentes, a amostragem da pesquisa foi realizada através de networking em redes sociais, recurso que permitiu alcançar variedade e diversificação nos perfis respondentes. Observou-se que 74,74% dos respondentes são mulheres, 42% tem a faixa etária entre 28 a 43 anos, 71% possuem moradia no estado de São Paulo, 51,71% são casados/união estável, 30,76% possui ensino superior completo, 51,37% possuem renda de 1 a 3 salários mínimos, 92,28% utilizam o Whatsapp como a rede social mais navegada, 71,01% busca informações de produtos/serviços em sites especializados ou de reclamações, 41,37% compra pela internet esporadicamente, 90,42% utilizam o site da loja como canal de compra, 77,72% preferem comprar pela internet devido ao preço/custo beneficio, 69,44% compram eletrônicos, 40,87% compraram produtos de moda durante a pandemia, 78,99% consideram desvantagem o preço do frete, 63,59% se irritam com poluição visual e uso exagerado de anúncio, 60,18% pesquisa e analisa antes de comprar e 45,63% tem medo que suas informações sejam utilizadas de maneira indevida. Sendo assim, com base nos resultados coletados podemos entender que o perfil e comportamento do consumidor de e-commerce são mulheres acima dos 28 anos caracterizadas pela geração Y (LANDEIRA, 2010), ganham até 3 salários mínimos, são casadas ou estão em união estável, possuem ensino superior completo, entre outras redes preferem o Whatsapp, buscam informações em sites especializados ou de reclamações, compram pela internet esporadicamente vendo como principal vantagem o preço/custo beneficio e utilizam como canal de compra o site da loja, compram eletrônicos e durante a pandemia o produto mais comprado foi relacionado a moda, consideram o preço do frete desvantagem e se irritam com canais de venda que possuem poluição visual e uso exagerado de anúncios, são seletivas e pesquisam muito antes de comprar e são receosas relacionado ao uso de suas informações, tem medo de que sejam usadas de maneira indevida.
REFERÊNCIAS
DE FARIA, Itamar Teodoro; MARQUES, Everton Augusto. • E-COMMERCE: análise das estratégias publicitárias utilizadas nos sites de comércio eletrônico. Ciência ET Praxis (Qualis B3-2017-2018), v. 11, n. 22, p. 77-82, 2019.
FELIPINI, Dailton; eCommerce Org; O e-commerce decola, também no Brasil; Publicado em: 14/12/2015; Disponível em: http://www.e-commerce.org.br/ecommercedecola/; Acessado em: 14/03/2020 às 17:40h.
GABRIEL, Martha. Marketing na era digital. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
LADEIRA, Wagner Junior. Estilos de tomada de decisão: uma investigação em gerações diferentes. Revista de Administração Unimep, v. 8, n. 3, p. 184-206, 2010.
PAIXÃO, V.C. A influência do consumidor nas decisões de marketing. Série Marketing Ponto a Ponto. Editora Ibpex Dialógica. Curitiba. 2012