Jornacitec Botucatu, IX JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO REPENSAR DOS NEGÓCIOS  
Yuri Bertelli, Vivian Toledo Santos Gambarato

Última alteração: 2020-10-07

Resumo


A função do profissional de Tecnologia da Informação (TI), assim como outras, não é conhecida popularmente, entretanto quase todas as funções cotidianas estão associadas, direta ou indiretamente à eles. Utilizar de redes sociais, depósitos bancários e assistir um vídeo ou à televisão requerem que um especialista de TI tenha envolvimento. A pandemia do COVID-19 trouxe a necessidade de protocolos de segurança rígidos que impediu o funcionamento comum de quase todos os estabelecimentos, principalmente os comerciais, exigindo cuidados ou impedindo a frequência e número de pessoas por ambiente (SÃO PAULO, 2020). Tal evento exigiu soluções rápidas, dar continuidade a um restaurante sem que se permita a permanência de clientes não era a realidade de muitos empreendedores. Cada setor foi atingido de uma maneira e as empresas tiveram que tomar providências. De início, ao mandar a maioria dos funcionários para casa, houve a preocupação de mantê-los produtivos. Nesse ponto, os funcionários de TI precisaram adaptar e personalizar sistemas e computadores para que pudessem trabalhar remotamente, gerando outros problemas como a vulnerabilidade criada pelos acessos externos dos funcionários, dando espaço para ataques de hackers, aumentando a demanda desses profissionais para a área de segurança (GALLO, 2020). O ramo alimentício foi sustentado em grande parte pelo serviço de delivery, onde também recorreram a aplicativos como Uber Eats e iFood para fazerem as entregas dos alimentos, e de outros sistemas para os pedidos online (SOUZA; MACHADO, 2020). Apenas entre os dias 1º a 18 de Março de 2020, a receita das compras por delivery no segmento alimentício cresceu 77% em relação aos mesmos dias do mês anterior (LARGUI, 2020). Mercados se prontificaram em disponibilizar funcionários apenas com o intuito de separar produtos selecionados via aplicativo pelos usuários, embora houvesse maior resistência nesse setor, houve um aumento significativo de 59% nesse serviço (FLACH, 2020). Em alguns meses, a necessidade de migração para serviços online se tornou mais visível. Com o fechamento das lojas, desenvolver sites de comércio eletrônico ou migrar para algum já existente foram algumas das soluções possíveis. A adaptação foi diferente para cada setor, proporcional aos problemas enfrentados por eles, mas vale ressaltar que parte das respostas positivas tiveram o auxílio da informática como um todo e nesse âmbito foi ressaltada a importância e o impacto da tecnologia nessa década. Empresas estão começando a se preocupar com o fim da pandemia, isso significa que haverá impactos nessa readaptação e o questionamento sobre a possível permanência da tecnologia como meio principal de atividade. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma pesquisa bibliográfica sobre o aumento do uso da TI pelas empresas na área alimentícia, lojista e fabril, demonstrando como o uso da TI favoreceu os setores.

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