Jornacitec Botucatu, IX JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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OS MOVIMENTOS DO VALE: ANÁLISE DOS ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA MOBILIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE (RMVPLN)
Susana Beatriz Arruda, Antônio Miguel Vieira Monteiro, Tathiane Mayumi Anazawa

Última alteração: 2020-10-05

Resumo


A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) é constituída historicamente por movimentos desde seus povos originários, os tropeiros, os primeiros núcleos urbanos, os movimentos proporcionados pelo ciclo do ouro (século XVIII) e ciclo do café (século XIX), intensificados pelo processo de industrialização (século XX). Atualmente a RMVPLN é constituída por movimentos migratórios, movimentos relacionados à serviços, à materiais, além de movimentos relacionados ao turismo e lazer. E são esses movimentos, passados e presentes que circulam entre os territórios metropolitanos do Vale. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar os elementos estruturantes da mobilidade na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) e as principais densidades organizacionais de seus sistemas de fixos e fluxos que juntos revelam a mobilidade e imobilidade urbana em diferentes territórios. A proposta metodológica da pesquisa foi baseada em revisão bibliográfica para o estudo da mobilidade, definição das categorias e institucionalidades de seus elementos estruturantes a partir do levantamento de dados secundários junto a instituições oficiais como o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), o Código de Trânsito Brasileiro (CTB),  Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A (EMPLASA), os Planos Diretores (PD), os Planos Diretores de Mobilidade Urbana (PDMU) e Planos Diretores de Turismo (PDT)  da RMVPLN, Catálogo de Imagens da Divisão De Geração De Imagens (DGI) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), United States Geological Survey (USGS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wikiloc – Trilhas pelo Mundo e Instituto Estrada Real (IER). O processamento dos dados se deu com o auxílio de Sistema de Informações Geográficas (SIG), junto aos softwares QGIS e o SPRING (DPI/INPE). O resultado da pesquisa se apresenta com uma série de mapeamentos que descrevem o uso do território das três principais categorias dos elementos estruturantes (malha viária básica, secundária – resultados preliminares –, e alternativa) e revela a fluidez territorial que detém diferentes origens e destinos, provocando a compreensão de que a fluidez da mobilidade urbana é muito mais complexa na metrópole do que os dados das instituições oficiais apresentam. Neste sentido, a contribuição desta  pesquisa está na relevância em auxiliar decisões estratégicas relacionadas a discussão de políticas voltadas para a compreensão da mobilidade urbana, que atendam diferentes demandas socioespaciais e possam gradativamente integrar diferentes instrumentos de planejamento territorial.

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