Jornacitec Botucatu, VIII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
ASSERTIVIDADE NA SEPARAÇÃO DE PEDIDOS EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DO VAREJO SUPERMERCADISTA: UM ESTUDO DE CASO
Otacílio Anjos de Amicis

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


A separação de pedidos em um centro de distribuição é considerada como uma das atividades mais críticas. Diante ainda, da alta concorrência no setor do varejo supermercadista, o aumento da variedade de produtos, a busca de novos clientes, o aumento da intolerância a erros de separação de pedidos e os menores tempos de atendimento são alguns dos pontos motivadores de uma análise criteriosa dos erros na separação de pedidos. Neste sentido, o objetivo deste estudo é, através de um estudo de caso em um centro de distribuição do varejo supermercadista, avaliar a assertividade na separação de pedidos, propor melhorias tecnológicas, processuais e gerencias visando o aumento da satisfação dos clientes, internos e externos e ainda fortalecer e fomentar o estudo do processo de picking e fortalecer a inclusão de novas tecnologias modernizando os processos dos centros de distribuição. Após exaustiva coleta de dados de erros no processo de separação de pedidos, este estudo buscou definir um índice de acurácia de separação e ainda propor melhorias tecnológicas para alavancar o índice a níveis mais elevados. Desta forma, propôs-se a implementação de tecnologia de leitura de códigos de barras que por meio de simulação demonstrou melhora significativa no índice de acurácia de separação de pedidos, saindo de uma média de 99,74% nos últimos 12 meses para 99,91% em simulação no mesmo período, havendo melhoria de 0,17% em média, percentual que representa uma melhoria de 21,5 toneladas de produtos que serão enviados sem erros.


Texto completo: PDF