Jornacitec Botucatu, VIII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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Dinâmica elaborada ao módulo de ensino de anatomia por imagem e patologia radiológica em medicina veterinária - relato de experiência
Michel Campos Vettorato, Rejane Lima Silva

Última alteração: 2019-10-03

Resumo


O aprendizado de anatomia radiográfica em animais domésticos ainda é incipiente nos cursos superiores de tecnologia em radiologia, comparado com a anatomia por imagem humana. Embora os alunos possuam na sua grade curricular a disciplina de radiologia veterinária, esta visa apenas ensinar as principais técnicas de posicionamento empregadas na rotina da medicina veterinária, não entrando em detalhes sobre anatomia veterinária e a identificação anatômica nas imagens obtidas. Visando esse fato, a Faculdade de Tecnologia de Botucatu (FATEC-BT) elaborou o módulo de ensino de anatomia por imagem e patologia radiológica em medicina veterinária para melhorar o desempenho dos alunos de graduação por aulas teorias e práticas. Esse trabalho relata a experiência dos alunos de graduação durante uma dinâmica prática administrada no módulo de ensino de anatomia por imagem e patologia radiológica em medicina veterinária. Para a elaboração da dinâmica, foram usadas radiografias de animais domésticos encontrados na literatura (COULSON; LEWIS, 2008; SIROIS; ANTHONY, 2009; GEISSÜHLER et al., 2010; WEAVER et al., 2010; THRALL; ROBERTSON, 2011; BUTLER et al., 2017). Foram selecionados 120 nomes de estruturas abordadas ao decorrer das aulas, e delas, foram sorteadas 40 para que os alunos pudessem apontar estas nas radiografias exibidas pelo projetor de multimídia da respectiva instituição. Adicionalmente, foram preparados pratos de sobremesa descartáveis com chantilly para simular tortas. A dinâmica era individual e os alunos competiam em dois. Quando o professor pronunciava o nome da estrutura sorteada, quem soubesse, tocava uma sineta, para assim apontar a mesma estrutura na radiografia. Quem acertasse marcava ponto e dava torta na cara no aluno concorrente. A dinâmica acabava quando todos os 40 nomes fossem respondidos e quem marcasse mais ponto, seria o vencedor e ganhava uma caixa de chocolate. Observou-se que todos os estudantes tiveram a oportunidade de se expressar durante a dinâmica e todos foram participativos e a maioria apresentou ótimo rendimento e aprendizado durante a aula prática. Em outros relatos de experiência envolvendo dinâmicas com chocolates tiveram bastante resultados no aprendizado dos alunos da mesma instituição (VETTORATO et al., 2017a; VETTORATO et al., 2017b). Contudo, foi observado que a brincadeira de torta na cara incentivou os alunos a interagirem mais na aula do que apenas o chocolate. A metodologia da dinâmica explanada neste relato de experiência demonstrou ser uma alternativa didática para o ensino de anatomia por imagem em animais domésticos para os alunos do curso de graduação em tecnologia em radiologia, desde que os mesmos sejam receptivos a esse tipo de interação.



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