Jornacitec Botucatu, VIII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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ANÁLISE SWOT: o uso pelas micro e pequenas empresas de Lençóis Paulista
Verônica Emelin dos Santos Rodrigues, Logan Guilherme Soares da Rosa, Washington Luiz Tomaz

Última alteração: 2019-09-09

Resumo


O emprego de ferramentas relativas a métodos práticos de gestão consiste em um fator notavelmente imprescindível no que diz respeito ao firmamento, ou seja, estabilização de organizações. Intrinsecamente ao meio comercial, cerca de 52% dos empregos  com carteira assinada encontram-se internamente à orbita de entidades privadas, sendo estas Micro e Pequenas Empresas (MPE’s), onde Microempresas encaixam-se em tal categoria a partir do momento em que sua receita bruta passa a ser maior ou igual a R$ 360.000,00; e, Pequenas Empresas possuem um piso relativo à receita maior que o valor anteriormente citado, havendo também um teto de R$ 4.800.000,00 (SEBRAE, 2019). A Matriz SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats), ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) de maneira traduzida, trata-se de um método útil de avaliação e análise no que faz alusão aos cenários internos e externos da companhia, podendo servir de base para o desenvolvimento de planejamentos estratégicos, tal qual a tomada de decisões, fato citado por Araújo et al (2015). Os fatores imos à associação constam como Forças (Strenghts) e Fraquezas (Weaknesses), estes que são considerados controláveis; enquanto os externos, se tenha competitividade como exemplo, são intitulados por Oportunidades (Opportunities) ou Ameaças (Threats), conspícuas variáveis incontroláveis (OLIVEIRA et al, 2016). Ao se alocar em quadrantes os dados observados a partir de uma avaliação nos tópicos atinentes à estruturação de tal método de análise, a visão do indivíduo que a discorrerá será privilegiada; segundo Nakagawa (2011) é recomendável que se tenha mais que um analisador, para que a probabilidade de se ter desequilíbrio excessivo no que é alusivo a cada um dos pontos supracitados, os quais são constituintes da ferramenta, o qual pode advir da desinformação, otimismo ou pessimismo destes seja possivelmente reduzido devido às conversações que podem ser desenvolvidas. A relevância de tal Matriz é aparente, para que o risco iminente de que o discorrer do negócio em questão seja fugaz venha a ser reduzido. De acordo com dados do SEBRAE (2017), parte dos recém-empresários não se atualizam no que diz respeito à busca por dados possuintes da capacidade de agregar a seu conhecimento e sua consciência em meio ao cenário comercial, apesar da preocupação demonstrada por parte dos entrevistados, o que denota uma visão atenta destes, as dificuldades de se  reter clientes e de gerir uma organização apresentam-se como principais razões de encerramento de organizações. Para desenvolvimento do projeto, pesquisas bibliográficas (buscando-se por arquivos de dissertações, TCC’s, documentos sobre o tema), tal qual pesquisas de campo embasadas em questões relevantes ao tema virão a ser realizados.


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