Última alteração: 2019-10-10
Resumo
Giardia duodenalis é um dos parasitas gastrointestinais mais importantes e disseminados do mundo. Apesar de sua relevância como agente causador de diarréia, a giardíase assintomática ocorre com freqüência, principalmente em locais com poucos recursos, onde as crianças são expostas a muitos fatores de risco.
Métodos: Com base no exame microscópico e na reação em cadeia da polimerase (PCR), amplificação e sequenciamento dos genes beta-giardin (bg), triose fosfato isomerase (tpi) e glutamato desidrogenase (gdh), avaliamos a ocorrência de Giardia e a diversidade genética de isolados infectando crianças menores de 6 anos, freqüentando creche e vivendo em famílias de baixa renda no sudeste do Brasil.
Resultados: Com base no exame microscópico e na detecção molecular, foi observada infecção assintomática em 51,4% (54/105) das crianças avaliadas. A infecção por Giadia foi significativamente maior na faixa etária de 1 a 4 anos e a genotipagem dos isolados revelou a ocorrência de infecção pelos assembleges A (62%, 31/50), subassemblages AI e AII e B (38%, 19/50) , subassemblages BII e BIV.
Conclusão: A maior prevalência do subgrupo AII e a ocorrência de assembleges B em crianças pequenas reforçam o relevante potencial da transmissão antroponótica em ambientes que concentram crianças em uma idade em que práticas inadequadas de higiene as tornam mais vulneráveis a essa infecção e favorecem a disseminação de parasitas.
Palavras-chave: Giardia duodenalis, diversidade genética, crianças, creche, baixa renda