Jornacitec Botucatu, VIII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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USO DA FERROVIA NO TRANSPORTE DE AÇÚCAR E ETANOL NO ESTADO DE SÃO PAULO.
Paulo André Oliveira, Bárbara Lídia de Almeida Adão

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


As dificuldades de escoamento dos produtos agropecuários estão tomando a atenção no ambiente público e privado. Há potencial para a malha ferroviária crescer dentro do país, pois o deslocamento de produtos para indústrias, empresas, consumidores e portos (exportação/importação) são muito grandes, não apenas em fluxos, como em quantidade. O Brasil está em primeiro lugar no ranking de produção da cana-de-açúcar, produzindo o açúcar e o etanol. O objetivo deste trabalho foi analisar o uso do transporte ferroviário de açúcar e etanol na malha paulista nos últimos 10 anos. Na metodologia foi considerado o estado de São Paulo como origem das cargas transportadas e o destino o próprio estado de São Paulo, a exportação (caracterizada pelo município de Santos) e outros destinos como localidades fora do estado. A evolução do transporte ferroviário para o período foi feita por meio da taxa de crescimento de regressão linear semi-logarítmica. As taxas de crescimento apresentadas evidenciam a importância da ferrovia como meio de transporte do açúcar. O etanol apresentou um quadro diferente, sendo seu transporte feito principalmente por rodovias e dutos com pouca participação ferroviária devido a característica de entrega como combustível.

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