Jornacitec Botucatu, VIII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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APRENDENDO INGLÊS PELA INTERNET
Rejane Lima e Silva, Marco Nagao

Última alteração: 2019-10-11

Resumo


A globalização mundial teve início nos anos de 1990 e provocou a formação de uma “aldeia global”, integrando os países desenvolvidos e em desenvolvimento (DOS SANTOS, 2012). Essa globalização é vista hoje através de novas formas de comunicação proporcionadas pelas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, que unem pessoas de diferentes locais e nacionalidades através do acesso instantâneo à informação via Internet (BERGER, 2007). Não se pode falar em globalização sem relacionar a crescente exigência pelo conhecimento da língua inglesa, pois sabe-se que é o principal idioma da maioria dos países, constitui 80% do conteúdo em computadores e 90% das informações via internet (PILATTI; SANTOS, 2008), por isso o conhecimento de uma língua estrangeira não pode mais ser considerado uma questão de luxo ou status social, mas uma necessidade emergencial dos novos tempos, pois diante dos avanços científicos e tecnológicos ocorridos nas diferentes áreas e sub-ramos do saber, conhecer e fazer uso de uma ou várias línguas estrangeiras visa atender às inúmeras e crescentes demandas sociais e profissionais (DOS SANTOS, 2012). Com base nisso esse trabalho teve por objetivo verificar o conteúdo disponível na internet para o aprendizado da língua inglesa e verificar a sua utilização nesse processo. Através do levantamento realizado pode-se perceber que existe uma diversidade de metodologias de ensino disponíveis. A psicolinguística é a mais atual e consiste na construção da relação entre o professor e o aluno e a ênfase é na habilidade comunicativa, sendo a gramática aprendida incidentalmente; a lexical que é uma tendência crescente onde o foco sai do ensino das normas e regras gramaticais e passa a ser o uso da língua como é feito pelos nativos; a áudio-oral, que foca inicialmente no listening e no speaking e a parte escrita é deixada em segundo plano; a metodologia tradicional que foca em ensinar inicialmente a gramática, com suas regras formais e focando na tradução literal dos termos e a metodologia direta, que consiste em fazer um processo de imersão do aluno na língua, excluindo-se a língua materna do aprendizado. O professor somente fala em inglês e se comunica por gestos e imagens, produzindo um processo de indução de significado no aluno. Esses cursos podem ser pagos ou gratuitos, sendo que os gratuitos vão do básico ao intermediário. Os cursos pagos duram de 6 a 8 meses para se alcançar o nível intermediário e nesse caso o aluno pode ter contato direto com um professor, brasileiro ou nativo. Dentre os cursos gratuitos, dois se destacam, um disponibilizado pela BBC inglesa e outro oferecido pela Cambrigde University. Com relação ao processo de ensino aprendizagem, foi possível verificar a utilização de áudios e textos, além de vários conteúdos em vídeo, jogos e exercícios interativos. Cabe também ressaltar, que além dos sites, existem vários blogs onde se é possível realizar o processo de aprendizado. Com base nisso, pode-se concluir que existe uma ampla possibilidade de aprendizado da língua inglesa através da utilização da internet, tendo o interessado a possibilidade de escolher a melhor forma para o seu aprendizado

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