Última alteração: 2019-10-03
Resumo
O desemprego aumenta gradativamente na sociedade e acarreta transtornos aos indivíduos que estão em constante luta no mercado de trabalho. Estes, por sua vez, dependem da empregabilidade para adequar-se, isto é, a condição para ser contratado em qualquer trabalho, confrontando as variações que possam ocorrer na vida profissional, como também aumento das possibilidades de permanência em seu posto de trabalho, e, oportunidades para promoções (MINARELLI, 2017). O conceito de empregabilidade iniciou-se na primeira década do século passado, a princípio nos Estados Unidos, porém contou com a repercussão na Inglaterra também. Abordava inicialmente o termo “empregabilidade dicotômica”, no qual diferenciava os que possuíam condições físicas e mentais para o trabalho e os incapacitados. Mais tarde, um novo conceito surgiu como “empregabilidade da força”, que incluía aspectos fisiológicos e sociológicos. (NÁDER; OLIVEIRA, 2007). Contudo, na década de 1990 surge um conceito de extrema relevância, a “empregabilidade interativa”, que engloba um conjunto de características específicas, como a adaptabilidade social e identidade com a carreira. Ou seja, está ligada a capacidade de um indivíduo conseguir, permanecer e se promover em um emprego, tendo em consideração as suas interações pessoais e profissionais. (NÁDER; OLIVEIRA, 2007). Além disso, diante de tanta competitividade e, lamentavelmente, uma grande parcela da população desempregada, torna-se necessário melhorar a empregabilidade, estar atento as solicitações e exigências do mercado para contratação. Destarte, a contratação está diretamente relacionada com o quanto o colaborador está disposto a oferecer e melhorar suas habilidades. No âmbito da empregabilidade, as empresas exigem paulatinamente, qualificações específicas e habilidades para a contratação, buscando um indivíduo que preencha os requisitos necessários e atenda aos valores da empresa. Mediante a este cenário surge a seguinte problemática: qual índice de contratação do Posto de Atendimento ao Trabalho (PAT) de Lençóis Paulista e quais dificuldades encontradas no âmbito da empregabilidade? Na busca desta resposta esta pesquisa tem como objetivo analisar os índices de contratações e não contratações das vagas que o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), em Lençóis Paulista, apresentou no primeiro semestre de 2019 e quais dificuldades encontradas para o não preenchimento da vaga associando no âmbito da empregabilidade. Para tanto, o procedimento metodológico da pesquisa será o estudo de caso aplicado no Posto de Atendimento ao Trabalhador, entrevistando a Coordenadora do PAT e Secretário da Diretoria de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, como também analisar os índices da abertura de vaga e preenchimento ou não de tais vagas do primeiro semestre de 2019. Observa-se que o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) não possui o total preenchimento de suas vagas ofertadas, isso leva a hipótese que o cidadão lençoense que utiliza os serviços do PAT não apresentam o perfil desejado pelas organizações, podendo ser um dos motivos a falta de qualificação profissional que colabora com o desenvolvimento das competências profissionais, logo, interligado com a temática desta pesquisa que é a empregabilidade. Consequentemente, denota-se que na cidade de Lençóis Paulista os níveis de empregabilidade são inferiores a expectativa que as corporações almejam perante aos seus respectivos colaboradores.