Jornacitec Botucatu, VIII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
OTIMIZANDO O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA COM O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Nátali Araujo Monteiro, Juan Matheus Arasaki Brisola, Marco Antonio Nagao

Última alteração: 2019-10-11

Resumo


É imprescindível nos dias atuais ter um bom conhecimento da língua inglesa. Devido à globalização, ela está presente em diversos campos do saber como a Ciência, Tecnologia e a Comunicação e consequentemente na rotina de milhões pessoas, seja em artigos científicos, novas tecnologias, produtos e redes sociais.

O aprendizado da língua inglesa pode ser difícil para algumas pessoas. Porém, existem técnicas que podem facilitar esse processo. Uma das etapas fundamentais de aprender o idioma é através da prática da conversação. Nessa etapa, o estudante estará simulando acontecimentos e fatos do cotidiano. Dessa forma, o indivíduo estará melhor preparado para se adaptar à um país estrangeiro ou se comunicar com um nativo. Entretanto, a maior dificuldade que os estudantes da língua inglesa encontra é justamente conseguir praticar a escrita e a fala, seja pela ausência de pessoas para conversar ou até mesmo timidez ao dialogar.

As tecnologias são ferramentas essenciais para o aprendizado dos estudantes. No âmbito da Inteligência Artificial existe o chatbot, palavra derivada de Chat: conversa e Bot: robot. Chatbots ou chatterbots são agentes virtuais de conversação que possuem inteligência limitada, mas com capacidade de cognição (LAVEN, 2001).  De acordo com Teixeira (2005), trata-se de “um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas”.

Os chatbots são desenvolvidos por meio de algoritmos e mecanismos heurísticos, que simulam perfeitamente o comportamento humano. Segundo Sameera (2016) essa tecnologia se tornará cada vez mais comum e mais parecida com um "humano virtual".

O robô conta com um amplo sistema de informações registradas em memória. Essas informações são como respostas programadas que são ativadas de acordo com a pergunta de quem está digitando. Outro diferencial significativo é que a conversação traz resultados mais efetivos, diferente quando o aluno tenta memorizar as palavras. Iniciar uma conversação exige muito mais empenho cerebral, o que torna uma prática eficaz no aprendizado, trazendo resultados rápidos e em tempo menor.

Pode-se concluir que com a facilidade e praticidade desse método de estudo, devido ao modo de interação, o estudante adquire um amplo vocabulário de expressões informais que são comumente utilizadas na linguagem coloquial. Atualmente, chatbot é uma das ferramentas mais eficazes do aprendizado da língua inglesa.

OTIMIZANDO O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA COM O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIALOTIMIZANDO O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA COM O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Texto completo: PDF