Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE TENDENCIA E COMPORTAMENTO DAS VENDAS DE UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA
Paulo André Oliveira, Taira Cristina Honório do Carmo

Última alteração: 2018-09-14

Resumo


Devido a grande quantidade de empresas atuando no comércio varejista e a variedade de produtos e facilidades de pagamento disponíveis ao consumidor, o mercado torna-se cada dia mais competitivo.  Necessita de gestores treinados para analisar o cenário por meio de indicadores com ênfase quantitativa, capaz de direcionar a um planejamento eficaz, que pode garantir a fidelização de cliente e permanência no mercado. O objetivo deste trabalho foi apresentar a tendência e comportamento em relação sazonalidade das vendas de dois grupos de produtos de uma empresa varejista de Botucatu. Para este trabalho realizou-se  uma análise quantitativa para os dois grupos de itens mais relevantes no faturamento do estabelecimento, grupo escolar e não escolar baseado em dados históricos, no período de 2015 a 2017. Considerou-se o  tempo em escala normal e vendas em escala logarítmica, para projeção em gráfico,  permitindo identificar a tendência das vendas. Para analise de sazonalidade utilizou-se de valores padronizados para uma melhor visualização gráfica. Concluiu-se que os dois grupos sofreram influência do ano de inauguração, e decresceram nos dois anos seguintes, 2,9% ao ano para o escolar, com comportamento mais irregular, e 4,4% ao ano para o não escolar, o que ajuda a equilibrar o caixa, pois vende o ano inteiro.


Texto completo: PDF