Última alteração: 2018-10-13
Resumo
Com os crescentes avanços tecnológicos, as empresas procuram formas de controlar a entrada e saída de veículos em suas dependências, visando segurança. Diante da necessidade de controle mais rígido e seguro, verificou-se a possibilidade do desenvolvimento de um sistema de controle de acesso à portaria. O controle de acesso é qualquer sistema, mecanismo ou equipamento que limite o acesso a um ambiente ou informação, garantindo a segurança de dados, bens e pessoas. Segundo Chiavenato (2014), sistema é um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada. Primeiro se automatiza, depois se otimiza, essa é uma premissa utilizada na área de automação industrial, uma vez que o investimento inicial se dá para a implantação da plataforma de controle operacional, visando a produção planejada (VENTURELLI, 2014). Impedir o acesso de pessoas não-autorizados aos ambientes, ao serem consideradas o principal patrimônio das organizações, as informações tem um grande desafio, conscientizar o setor humano sobre a sua importância (FERREIRA e ARAUJO, 2014). No desenvolvimento deste projeto busca-se controlar o acesso através do cadastro prévio das requisições online pelo setor de logística e o acesso pelo uso da leitura biométrica da digital. Biometria é a ciência que realiza estudos da identificação dos indivíduos por características intrinsecamente únicas. No caso da impressão digital, quase sempre haverá pelo menos um dedo que poderá ser usado para realizar a medida (TSE, 2017). O desenvolvimento do protótipo e a implementação do sistema para registro e controle de entradas e saídas de veículos prevê a realização de requisições de saídas informatizadas. O setor de logística ficará responsável pelas requisições contendo: Veículo que irá sair e seu destino; motorista; data e horário previsto de saída e de retorno. Estas requisições, após registradas, aparecerão como pendência em um sistema que ficará disponibilizado para a portaria da empresa, inicialmente para o segurança que fica na guarita. Obrigatoriamente o segurança que fica do lado de fora precisa pegar a quilometragem do veículo e registrar na planilha, o mesmo será feito no sistema, ele verificará os dados do veículo e motorista que está registrado, informar a quilometragem e realizar a liberação com um clique de um botão, caso não tenha uma requisição de saída pendente, o segurança só poderá liberar a saída com autorização de algum diretor através da opção chamada saída de emergência, porém obrigatoriamente ele deverá informar o motivo da saída de emergência e quem autorizou. No caso dos gerentes e diretores, será implementado um leitor biométrico que irá registrar a data e horário e qual cancela (entrada ou saída) foi aberta. Todos que interagem com o sistema terão que assinar um termo de responsabilidade, pois todas as observações realizas serão de inteira responsabilidade dos mesmos. Com o protótipo espera-se demonstrar a funcionalidade e operação de um sistema informatizado de controle de entrada e saída de veículos, que pode ser aplicado em uma empresa real, visando automatizar a segurança e garantir maior eficiência ao processo.