Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
A EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0 E A LÍNGUA INGLESA
Anderson de Souza Saltorato, Cremilson Mendes de Paiva, Diórgeles Nunes Vendrame, Michel André Silva, Marco Antônio Nagao

Última alteração: 2018-10-08

Resumo


Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial termo iniciado por Klauss Schwab, presidente e fundador do Fórum Econômico Mundial, tendo o governo alemão juntamente com empresas e universidades se expressaram no processo desta evolução que engloba algumas tecnologias inteligentes bem como: inteligência artificial (IA), robótica, internet das coisas (IoT), veículos autônomos, impressão 3D, nanotecnologia, biotecnologia, ciência de materiais, armazenamento de energia e computação quântica. Estamos verificando profundas alterações em todos os seguimentos da área fabril mundial. Assim, atravessando séculos, a língua inglesa demonstrou sua função unificadora entre os povos e, consequentemente sua importância global. Retomamos nosso assunto principal da pesquisa que é exatamente mostrar como o inglês tornou-se uma língua universal e imprescindível para nosso mundo globalizado.

Sendo um novo caminho e uma nova realidade com a evolução da robótica cada vez mais em crescimento neste mundo globalizado que são passos para o futuro sem volta, estamos acompanhando a evolução de que os robôs irão substituir os seres humanos em diversas profissões como exemplo o setor bancário que estão sendo substituídos por máquinas e inteligência artificial. Setores com menos exigência de situações específicas como a criatividade, às interações no meio social e de negócios interpessoais.

Como a indústria está em processo de evolução assim também a globalização une cada vez mais as pessoas com suas culturas e as formas de se comunicarem, assim também a língua para compreensão mundial teria que ser unificada para auxiliar no entendimento entre todos.

“...Parece bastante claro que antes do término do século XXI todas as nações  mundiais estarão neste processo de intercomunicação com o idioma predominante (Inglês) que tornou-se a mais importante .” (Philip B. Gove, no seu prefácio ao Webster’s Third New International Dictionary.

Texto completo: PDF