Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
GERENCIAMENTO E CONTROLE DE VEÍCULOS
Rômulo Galvão Machado, Evandro Henrique Benevides Ferreira de Brito, Luan Rodrigo Machado, Matheus Alves de Almeida Batista da Silva, Rafael Guimarães Oliveira, Vivian Toledo Santos Gambarato

Última alteração: 2018-10-13

Resumo


A Prefeitura de uma cidade passa por um problema com a falta de controle das manutenções, peças e veículos da frota. Segundo Schmeier; Werlang (2016) devido ao crescimento da frota das organizações, se tornou indispensável a utilização de um sistema de informação Web para o controle e tomada de decisão mais eficiente. Para a solução do problema apresentado, será desenvolvido um sistema, onde a prefeitura passará a ter um controle da frota, das peças, além de ser possível saber exatamente quando e quais veículos passaram por manutenções, quais peças foram utilizadas e qual mecânico realizou o serviço, além de reduzir gastos, evitando que peças sejam usadas em veículos que não são da frota, ou que não estariam precisando de manutenção. Segundo Campos e Belhot (1994) as frotas utilizam em sua atividade um insumo de alto valor monetário, os veículos. Portanto, uma atenção especial deve ser dada ao processo de manutenção para que a operacionalização da finalidade de transporte seja atendida da melhor maneira possível. Será desenvolvida uma área de roteirização, com indicação de trajetos e sugestões de veículos. Roteirização e Programação de Veículos, ou Roteirizadores, são sistemas computacionais que, através de algoritmos, geralmente, heurísticos e uma base de dados, são capazes de obter soluções para problemas de roteirização e programação de veículos (MELO e FERREIRA FILHO, 2001). Para a criação do sistema será utilizada a linguagem PHP (Hypertext Preprocessor ou Personal Home Page) para realizar conexões e manipulações dos dados, por ser uma linguagem simples e robusta, além de retornar ao usuário apenas o resultado de um processo embutido no HTML (HyperText Markup Language), trazendo segurança extra já que as linhas de programação PHP não podem ser vistas por ninguém, por serem executadas no próprio servidor e retornar apenas o resultado do código executado (KLAVER, 2012). HTML define elementos das páginas e sua estrutura, por definição do HTML o DTD (Document Type Definition) é fixo, assim possui uma preferência pelo interpretador do navegador. Possibilita que navegadores distintos interpretem a exibição de forma particular, com resultados distintos no dispositivo de saída (SOUZA e ALVARENGA, 2004). Aliado ao HTML foi escolhida a utilização do CSS (Cascading Style Sheets) para melhorar a aparência e deixar a interface intuitiva, o JavaScript também será utilizado para melhorias no layout e como apoio ao funcionamento do CSS para pequenos efeitos de animações. Dentre as APIs (Application Programming Interfaces) e Frameworks, será utilizado o Bootstrap para que o sistema fique responsivo e se adapte a qualquer dispositivo que for acessado, Google Maps API para a roteirização e criação das rotas. Será utilizado o banco de dados SQL (Structured Query Language) com o SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) MariaDB. A escolha destas ferramentas se deu pela facilidade de utilização, bastando fazer download do pacote XAMPP para que os recursos sejam instalados no ambiente de desenvolvimento, além de serem gratuitas e confiáveis. O sistema já passou pela análise de requisitos e modelagem das telas, foi aprovado pelo cliente e encontra-se em processo de desenvolvimento.


Texto completo: PDF