Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
UTILIZAÇÃO DA CURVA ABC PARA UM MELHOR GERENCIAMENTO DE PRODUTOS EM UM SUPERMERCADO NO SETOR DA PADARIA
Bianca Aparecida Melo Tchaick, Adolfo Alexandre Vernini

Última alteração: 2018-10-04

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo estudar a utilização da curva ABC em um setor da padaria de um supermercado. O estudo foi elaborado por meio de dados obtidos por relatórios no período de agosto de 2017 a agosto de 2018. O estudo foi realizado considerado os valores médios dos itens vendidos nesse período, sendo os mesmo compilados para uma planilha, gerando um relatório anual de consumo para então classificar os itens nas classes da curva ABC. Os resultados apontaram que dos 30 itens mais vendidos, 11 itens (36,67%) correspondem ao total de itens classificados como A na curva ABC. No entanto, tais itens correspondem a uma porcentagem de 78,39% das vendas, a classe B representou 9 itens mais vendidos, 30,00% do total dos itens vendidos  e, a porcentagem em vendas de 15,86%, restando 10 itens mais vendidos 33,33% para a classe C que apresentou de 5,75% das vendas. Conclui-se que a curva ABC se torna uma ferramenta de suma importância para o bom controle e gerenciamento do estoque de uma padaria de um supermercado, pois se trata de muitos produtos com  curto tempo de validade, e grandes chances de perdas.


Texto completo: PDF