Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
Marketing internacional e a língua inglesa
Edson Moraes Martins, Fábio Eduardo Basseto Frediani, Juliano Pontes, Mário Hiraki Sakai, Marco Antônio Nagao

Última alteração: 2018-10-01

Resumo


Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar como a lingua inglesa tornou-se indispensável em qualquer âmbito profissional, e no caso específico do marketing não poderia ser diferente. O profissional desta área que busca o aperfeiçoamento de seu conhecimento necessita conhecer os termos técnicos em sua área de atuação, que em sua maioria são em inglês, alguns exemplos: backlink, avatar, flash mob, engagement, entre outros, (Souza, 2017). Segundo o livro Marketing Internacional (2008) outro aspecto a se destacar é o crescimento do marketing internacional ocasionado pela globalização dos mercados, onde as empresas estão inevitavelmente entrelaçadas com clientes, concorrentes e fornecedores estrangeiros, tornando imprescindível o aprendizado da língua inglesa para o profissional do marketing (Czinkota e Ikka, 2008, p.5). Hoje em dia as empresas em geral necessitam se destacar no comércio exterior e para isso buscam profissionais qualificados com domínio da língua inglesa, afinal o inglês é o idioma no mundo dos negócios. Segundo de Gois, et. al (2013) com a competitividade no mercado de trabalho atual, a língua inglesa é uma exigência para quem quer se manter empregado, e ainda mais para obter um novo cargo, o que deixa de ser, portanto um diferencial entre os profissionais. Devido a internacionalização das empresas os profissionais de marketing internacional vêm ganhando grande espaço no mercado de trabalho e futuramente será impossível um profissional desta área conseguir emprego sem o uso do inglês. No século passado o comércio internacional não era tão expressivo mundialmente, mas nos dias atuais há um grande e amplo impacto sobre as nações, empresas e indivíduos, neste século temos um crescimento de 150% em menos de 5 anos que resulta em um aumento de maior expressão do que na economia doméstica.  Embasados por todos os pontos apresentados, concluímos em nosso trabalho que aprender a língua inglesa é um diferencial importantíssimo, para o crescimento do profissional de marketing, ou para quem deseja entrar nesta área de atuação do mercado de trabalho.

 


Texto completo: PDF