Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
A ESCOLA COMO UM MEIO DE INCLUSÃO DIGITAL
Joice Aparecida de Mello dos Santos, Edson Aparecido Martins

Última alteração: 2018-11-21

Resumo


A escola vem enfrentando hoje novos desafios e dentre eles um mergulho na tecnologia, um dos maiores desafios identificados na década atual é a inclusão digital para toda a população. A responsabilidade do fato é graças a Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) ter se difundido cada vez mais rápido e assim os professores e alunos das escolas têm utilizado as novas tecnologias em seu cotidiano. A inclusão digital pode ser considerada como um processo facilitador no desenvolvimento e auxilio da promoção da educação e da inserção social, dessa cultura surgem as gerações digitais, conhecidos como: nativos digitais, imigrantes digitais e excluídos digitais. Observa-se que o acesso cotidiano às redes, equipamentos e o domínio das habilidades relacionadas às tecnologias de informação e comunicação é requisito indispensável à integração social, hoje a inclusão digital é de grande importância para a sociedade, auxiliando no desenvolvimento cultural e pessoal pelo fato de que hoje vivemos em uma era digital. Relacionado a esta temática, o presente trabalho apresenta uma pesquisa caracterizada como um estudo de caso, com aplicação de questionário, realizada em uma escola de ensino fundamental da cidade de Botucatu – SP.

 

Palavras chaves: Geração Digital. Inclusão Digital. Inclusão Social.

Texto completo: PDF