Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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AVALIAÇÃO DA FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES POR MEIO DA FERRAMENTA SERVQUAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO
Julia Vicente Casemiro de Morais, Giovana dos Santos Soares, Francisco Arthur Biazon, Fernanda Cristina Pierre

Última alteração: 2018-11-21

Resumo


Com a chegada da globalização no mercado, as empresas se sentem na necessidade de atender os seus clientes com mais direção e foco, que por sua vez, estão cada vez mais exigentes. A cada dia, surgem novas tecnologias, acompanhadas de novos produtos e serviços. E nesse sentido, adquirir estratégias para fidelização e lealdade de seus clientes, se faz cada vez mais importante. A empresa deve investir em seus profissionais de vendas, já que é preciso identificar cada cliente para melhor atendê-lo. O profissional tem que ter um contato direto com cada cliente para conhecer seu perfil e suas necessidades, para assim conduzir da melhor maneira a operação comercial. Ter um bom relacionamento com os clientes deve fazer parte da missão e da cultura de cada empresa, pois a competitividade do marketing tem haver com a qualidade e a intensidade do relacionamento entre empresa e clientes. Surpreender o cliente também é um parâmetro muito importante. Ofereça mais do que ele espera e ele jamais sairá insatisfeito. Ser criativo também é uma estratégia, já que necessidades e desejos mudam de um dia para o outro. Tratar o cliente de forma especial mostra que você tem um cuidado com ele e que ele é único. Conforme mencionado por Brito (2005), cada cliente merece um tratamento diferenciado. Funcionários leais oferecem melhor atendimento ao cliente. Funcionários satisfeitos com seu emprego, não forjam sorrisos e esbanjam simpatia. O cenário que se percebe é que muitos funcionários não são valorizados e assim trabalham sem motivação transmitindo uma imagem negativa para o cliente e atrapalhando no contato direto. Investir em treinamento para funcionários e criando uma visão de crescimento profissional, pode ser uma boa estratégia e mostra que a empresa se preocupa com seus funcionários e clientes. Segundo Kotler (1998), conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Mas esse esforço vale à pena, já que é um investimento de fidelização, onde se haverá retorno por longos períodos. E quanto mais clientes fiéis, maior será o valor financeiro da marca e menor o custo para recuperar esses clientes. Tornar o primeiro contato inesquecível deve ser o foco de toda empresa, já que pode ser o início de um relacionamento duradouro de lealdade, onde a confiança deve ser clara. Outro ponto muito importante é a facilitação das formas de comunicação com a empresa, onde ela deve estar disponível a qualquer momento para que o cliente receba todo o apoio necessário e isso inclui também o tempo de espera e de retorno. Para Brito (2005), a fidelização de clientes é muito importante para que as organizações tenham sucesso, principalmente em segmentos de mercados competitivos, pois através desses clientes fiéis, essas organizações podem permanecer por períodos maiores no mercado e até mesmo se tornarem líderes em seus seguimentos. É preciso superar as expectativas e surpreender sempre, com variedade de produtos e qualidades de alta excelência. O objetivo do trabalho será analisar as ferramentas de fidelização utilizadas como instrumentos para manter e atrair clientes.


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