Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Janaína Regis da Fonseca Stein, Bruno Vocci Seraphim, Luana Aparecida Ribeiro, Raquel Suman Batista

Última alteração: 2018-10-09

Resumo


Hoje a gestão de pessoas é um grande desafio nas empresas. Tanto para quem é especificamente da área de recursos humanos, quanto para líderes de uma organização. Lidar com os diferentes tipos de pessoas e compreender suas necessidades exige dos gestores de empresas um trabalho diário e constante. O presente trabalho objetiva tratar dos principais conceitos da gestão pessoas, bem como da seleção dos colaboradores, as formas de recrutamento e seleção e o avanço da gestão de pessoas, demonstrando, ainda, importância da humanização nas relações de trabalho com o objetivo de potencializar os resultados, tanto individuais como para as organizações. O presente trabalho foi baseado em revisão bibliográfica, através do método dedutivo, visando abordar os tópicos mais importantes com relação ao assunto estudado, fazendo com que o leitor possa refletir a importância da gestão de pessoas nas empresas e seus desafios diários. Para isso foram utilizados materiais disponíveis na biblioteca da instituição e ensino superior à que se vincula e no ambiente eletrônico. Dessa forma, foi possível verificar que a gestão de pessoas consiste em um conjunto de métodos e habilidades com o objetivo de desenvolver o capital humano nas organizações, visando melhores resultados para a empresa. Sendo assim, um dos maiores desafios da gestão de pessoas consiste em lidar e compreender as subjetividades de cada colaborador (CARLOS, 2017). É necessário que as empresas aperfeiçoem e atualizem as formas de recrutamento e seleção de profissionais, associando os métodos utilizados às características mais importantes para a empresa (GUIMARÃES; ARIEIRA, 2005). O capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações e os funcionários cada dia mais passam a serem compreendidos como peças-chave para o bom andamento dos trabalhos da empresa (CHIAVENATO, 2009). É necessário que as empresas tenham planos para auxiliar seus colaboradores a desenvolver novas habilidades e aperfeiçoem as já existentes (CHIAVENATO, 2000). Entre várias diferenças que se encontra dentro das organizações, se diferencia os indivíduos com capacidade de comunicação, liderança, percepção e com foco em resultados, as organização precisa de pessoas com iniciativa, comprometimento, agilidade e conhecimento (BARBOSA, 2005). Conclui-se que o recrutamento pode acontecer através de seus processos internos e externos. As organizações devem cada dia mais passar a entender que por si só não existem, não funcionam. E, como a própria  definição diz, organização é um conjunto ordenado, que neste caso envolve estruturas físicas, financeiras, tecnológicas e humanas, para que dela se possa extrair os meios necessários para validar sua missão (BARBOSA, 2005). Pode-se concluir, portanto, que o capital humano é de suma importância para as organizações.


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