Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
Aprendizado Autodidata na Internet
Luis Guilherme De Mello July, Luiz Felipe Corazza Sauer, Rômulo Galvão Machado, Marco Antonio Nagao

Última alteração: 2018-10-30

Resumo


É indubitável que o inglês nos dias de hoje se tornou uma ferramenta indispensável pra quem deseja aprimorar seus horizontes sociais e profissionais, no entanto, as metodologias mais conhecidas atualmente são muito cansativas e monótonas, dando ao estudante, muitas vezes, uma forte desmotivação. Quando se pensa em aprender uma língua estrangeira, logo remetemos a escolas especializadas em ensino de idiomas, porém, esta não é a única opção, até porque cursos de línguas não são acessíveis a todos, por motivos de oferta (quando não há uma escola especializada em ensino de idiomas em uma determinada região), ou por motivos financeiros (quando o estudante não tem como pagar por um curso). Existe a opção de escolher determinado material bibliográfico e dedicar-se ao estudo da língua, ou há a possibilidade de utilizar as infinitas ferramentas disponíveis na internet (HERMES & DECARLI & ZANDONÁ, [21-?]). O presente artigo propõe a apresentação de um método de estudo autodidata que além de ser menos maçante em relação ao aprendizado, pode até mesmo deixar o estudante mais motivado no processo de absorção do conhecimento de uma nova língua. Através da tecnologia, mais especificamente da internet, os aprendizes podem usar a língua como forma de se apropriar de um capital social (WARSCHAUER, 2003) através do acesso a discursos que circulam internacionalmente no mundo globalizado e cujos conteúdos linguísticos são transmitidos principalmente em inglês (MOITA LOPES, 2003, p. 40) e na internet. (FINARDI et al. 2013). O método a ser demonstrado trabalha com a associação de uma palavra desconhecida (podendo ser essa em inglês ou não) relacionando a mesma com uma imagem conhecida, para isso, podemos usar uma ferramenta muito popular nos dias atuais, como por exemplo, o google, se formos na aba "imagens" e pesquisarmos a palavra desconhecida lá, teremos inúmeras referências do que essa palavra pode significar. E, na grande maioria das vezes, já temos conhecimento daquela imagem, pois vimos ela dezenas, talvez até centenas de vezes no decorrer da nossa vida, isso acaba fazendo com que a palavra tenda a fixar mais facilmente na nossa mente, tornando o aprendizado mais dinâmico do que simplesmente usar um dicionário ou algo do gênero. A metodologia propõe, também, a associação de algo prazeroso com o processo de aprendizagem. Por exemplo, um filme pode ser facilmente usado como objeto de estudo, sendo visto com a dublagem em inglês e com a legenda também em inglês. Quando se trata de um filme que você conhece e gosta, esse processo fica ainda mais eficiente devido ao fato de que as frases ditas na dublagem em português já são conhecidas, tornando a assimilação de palavras ainda mais fácil. Além do próprio filme, também é possível usufruir de entrevistas do mesmo (ou não) com atores do seu agrado.

Texto completo: PDF