Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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A BARREIRA DO INGLÊS AO PROFISSIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Leandro Izidro de Souza, Allan Tomazela de Camargo, William Cristiano de Oliveira, Marco Antônio Nagao

Última alteração: 2018-10-13

Resumo


Na atualidade, as exigências solicitadas ao profissional de tecnologia da informação (T.I.), encontra dificuldade no domínio da língua inglesa. A ausência de uma boa base, associada as demandas do mercado que impõe um bom domínio da língua tornam-se uma grande dificuldade no desenvolvimento do profissional. Com isso, a intensidade da importância da linguagem, enfatizando que o inglês é utilizado como idioma que rege o discurso da globalização, e que se refere ao latim dos nossos tempos e a língua pela qual pode-se compreender e participar criticamente do mundo contemporâneo (LOPES, 2005). Enquanto Esteves 2015, define que o ensino da língua inglesa propicia ao aluno a oportunidade de interação no mundo social (tecnológico e humano), o faz entrar em contato com outras civilizações e culturas, lhe concede maior competência em diversas atividades. Sendo assim, é possível notar que há motivos para o estímulo global deste idioma, principalmente na área da tecnologia, onde o inglês passa a ser a linguagem padrão, além do mais, é usado como base fundamental nas instruções das próprias linguagens de programação, tanto para desenvolvimento de aplicações quanto para implementação em banco de dados. De acordo Paiva (2005) o inglês pode ser considerado como a língua oficial do mundo moderno sendo um pré-requisito essencial de inserção, sendo a globalização tecnológica um meio para impor a fixação de uma língua que seja comum a todos os profissionais do mundo para se comunicarem de uma forma harmônica na troca de experiências e informações. Dando ênfase a realidade brasileira que vem na contramão dessa exigência, uma pesquisa realizada pela British Council (órgão internacional do Reino Unido voltado à educação e cultura) e pelo plano CDE no livro  O Ensino do Inglês na Educação Pública Brasileira, abordou aspectos na educação da língua inglesa, conforme Nina Coutino, diretora para a língua inglesa do British Council, afirma que no Brasil, 85% dos  estudantes  frequentam a instituições de ensino e em certos períodos eles têm aulas de inglês, porém quando se questiona qual o conhecimento deles, as respostas apontam que os mesmos não apresentam conhecimento sobre a língua. Uma das motivações foi saber por que os estudantes/profissionais se aproximam ao término dos cursos sem saber a língua ou sabendo apenas o básico, enfrentando inúmeras dificuldades, pois como não teve um conhecimento prévio satisfatório sempre ficará para trás necessitando aguardar por traduções ou por algum aprendizado próprio. Outro aspecto a ser abordado é melhorar a qualificação dos professores, assim Holden (2009) afirma que o professor precisa ter certeza das metas de aprendizagem e dos corretos métodos pedagógicos, como também na melhora da estrutura devendo incluir computadores no aprendizado dos alunos, como bem afirma Souza e Almeida(1998, p.20) a utilização do computador como ferramenta tem sido fundamental para a aceitação e disseminação desse instrumento.  O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância e as barreiras da língua inglesa para atividades vinculadas à TI, com ênfase no aprendizado e utilização do idioma em cursos superiores voltados ao desenvolvimento dos profissionais de tecnologia.



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