Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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JOGOS SÉRIOS NA EDUCAÇÃO: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS
Nicolas Antonio Messias dos Santos Colloca, Luan Martins de Araújo Silva, Alexandre Robson Martinês, João Pedro Albino

Última alteração: 2018-10-13

Resumo


Com a evolução da sociedade e da tecnologia, que interfere diretamente no processo de construção cognitiva e socioculturais das pessoas, a educação precisa estar sempre atenta às expectativas e ao perfil atual dos alunos. A utilização de jogos sérios na educação é vista como um grande potencial, se for aplicado de maneira correta, e tem sido estudada na aplicação em diversos cenários educacionais como citado por autores a exemplo de Rocha e Araujo (2015), Kishimoto (2017), Santos et al. (2017), Soares et al (2017), Vahldick et al (2016), entre outros que não foram mencionados neste trabalho. A princípio, a proposta deste trabalho é reforçar o potencial de aplicação e os desafios da utilização de jogos sérios em diferentes contextos na educação. A utilização dessa metodologia de ensino-aprendizagem tem se mostrado crescente e considerada como uma ferramenta importante para capacitação de profissionais. (SANTOS et al., 2017). Nesse contexto, pode-se destacar que a utilização de jogos sérios na educação é um importante aliado e passa a ser considerado nas práticas escolares, promovendo através de metodologias ativas, o desenvolvimento de novas estruturas cognitivas (KISHIMOTO, 2017). Entretanto, um grande desafio é a motivação e manutenção dos alunos para que insistam realizem as etapas do jogo e obter resultados satisfatórios (VAHLDICK et al.,2016). Uma busca na PlayStore, da empresa Google, com o termo “Jogos educativos” traz como resultado na seção de jogos diversos aplicativos gratuitos e pagos, não sendo possível contabilizar, com características educativas para treino cognitivo de jovens e crianças. O referencial teórico para desenvolvimento dessa pesquisa demonstrou que os jogos digitais podem ser aplicados na aprendizagem em contextos diferentes com resultados significativos para a educação.  Também através das pesquisas foi possível considerar que a disponibilização dos jogos para crianças e jovens inicialmente deixam-nas motivadas com as atividades propostas, embora ao longo do desenvolvimento das atividades é necessário o auxílio de uma pessoa externa. Deste modo é extremamente importante que os jogos sérios sejam simples, necessitando de uma interface fácil de ser compreendida e passíveis de serem aplicados em variadas idades.


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