Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM EM ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO
Nicolas Antonio Messias dos Santos Colloca, Alexandre Robson Martinês, João Pedro Albino

Última alteração: 2018-10-13

Resumo


A utilização de tecnologia, em especial tecnologias móveis, são responsáveis por romper os limites de lugar e tempo. Dessa maneira podemos resultar em um paradigma de produção e acesso de conhecimento de forma colaborativa e ubíqua. Segundo Albino et al.(2014), através das plataformas e ferramentas que possibilitam utilização de recursos para troca de informações, sem estarem reunidos no mesmo espaço físico, é possível o fortalecimento de um vínculo entre os participantes. A utilização da internet se faz necessária para que as barreiras espaço e tempo deixem de existir, pois, de acordo com Bezerra (2017) “diante do crescimento exponencial de dados na Web, tornouse necessário criar tecnologias computacionais com o intuito de processar, gerenciar e armazenar conteúdo da Web com objetivo de associá-los às características de seus usuários.” (BEZERRA, 2017, p. 1787). Portanto, a partir dessas considerações iniciais podemos aferir a viabilidade da utilização das novas tecnologias móveis no ambiente educativo. Quintanilha (2017) diz que é procedente se pensar que a utilização das tecnologias móveis por parte dos professores é bem-vinda, especialmente quando direcionadas especificamente ao corpo discente, já acostumados a utilizá-las no dia-a-dia. A tecnologia auxilia e possibilita a criação de novas ferramentas de trabalho de apoio ao ensino em sala de aula, porém, muitos professores relatam grandes dificuldades na adaptação para os novos modelos pedagógicos que exigem, muitas vezes, inúmeras quebras de paradigmas (QUINTANILHA, 2017, p. 251). A Google possui ferramentas que são interativas e direcionadas para a educação como o “Google Sala de Aula”, um ambiente onde é possível compartilhamento de material didático de forma dinâmica (ARAÚJO, 2016). A plataforma sala de aula é virtual e o professor é o responsável que organiza o ambiente conforme as necessidades. É possível a criação das turmas e o professor poderá direcionar as atividades, usando ou não as demais ferramentas do Google. O professor consegue acompanhar o desenvolvimento do aluno nas atividades, com a possibilidade de fornecer feedback com notas. Todas as movimentações que acontecem na plataforma são enviadas por e-mail, possibilitando um melhor acompanhamento por parte dos estudantes. Além disso, por meio da plataforma, também 
é possível aumentar o vínculo da família com a escola, pois é possível o cadastro dos responsáveis dos alunos para acompanhamento do desempenho das atividades, calendário, material disponibilizado e atividades em aberto (SCHIEHL; GASPARINI, 2016). Utilizando o aplicativo para celular é possível realizar atividades, inclusive de desenho, comunicar através de chat, acompanhar as aulas e debater através dos fóruns previamente criados pelo instrutor. Através da utilização da plataforma é possível sua integração com os demais serviços da Google, inclusive para envio de arquivos. O ensino híbrido é capaz de proporcionar ao aluno maior interatividade, maior protagonismo, já que exige dele mais comprometimento e proatividade, assim além da internalização dos saberes, desenvolvem-se valores, alfabetização informacional e a percepção da importância do senso crítico sobre os impactos da modalidade digital e das correlações sociais, em um processo de microfísica de poder (FOUCAULT, 1979), além conduzir uma aprendizagem dialogando com a cibercultura (LEVY, 2009).

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