Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: O USO DE ASSISTENTE VIRTUAL NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA
Larissa da Cruz Gonzaga Aguiar, Luiz Eduardo Vieira Montanha, Danilo Gioia Furlani Filho, Marco Antônio Nagao, Roger Cristhian Gomes

Última alteração: 2018-10-13

Resumo


A tecnologia nos últimos anos, tem crescido rapidamente e, com o intuito de trazê-la para o meio acadêmico, foram constatados o aparecimento de diversos recursos tecnológicos que são utilizados pelos professores, como por exemplo: ferramentas didáticas, aplicações pedagógicas e aplicativos que são adaptados com materiais didáticos. Dentro destes diversos recursos que podem ser empregados pelos professores, podemos destacar os assistentes virtuais, que são aplicações desenvolvidas dentro da inteligência artificial.  Ela está caminhando juntamente com a evolução dos computadores, e faz com que as máquinas criem uma capacidade de realizar tarefas e processos que são designadas aos humanos, fazendo com que se tornem máquinas inteligentes. Uma das grandes dificuldades encontradas no meio acadêmico pelos alunos, e que é de extrema importância em qualquer área hoje em dia, é a língua inglesa. Com o intuito de facilitar na aprendizagem da língua inglesa, os assistentes virtuais, teriam algumas funções que auxiliam no desenvolvimento das habilidades da fala, escrita e auditiva apresentando exercícios de acordo com nível do inglês do aluno, além de notificar provas próximas e outras atividades relacionadas a disciplina em que o professor que ministra, terá controle das atividades que irão ser inseridas no software de acordo com o nível do aluno. O início da inteligência artificial se deu por estudos de matemáticos em meados do século XVII. Em 1940 surgiu Allan Turing com estudos e novas teorias sobre I.A, mas somente em 1956 foi reconhecido como ciência, caminhando juntamente com a evolução dos computadores, permitiu que as máquinas tivessem a capacidade de realizar tarefas e processos que eram designadas para humanos, tornando-as máquinas que poderiam ser consideradas inteligentes. Hoje, a Inteligência Artificial é usada em diversas funções e apresenta diversas utilidades, como por exemplo em novos aparelhos celulares, carros autônomos; algumas mídias sociais como Facebook, lojas virtuais, entre outros. Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a utilização dos assistentes virtuais e como pode ser aplicada na disciplina de inglês e apresentar uma proposta de modelo de ensino híbrido utilizando a ferramenta da inteligência artificial para a disciplina de inglês na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Botucatu. O estudo, a simulação, a análise será realizada (o) empregando o (s) método (s) uma pesquisa bibliográfica, na coleta de dados serão empregadas as técnicas em bases de dados, utilizando as ferramentas Google Acadêmico e Scielo.


Texto completo: PDF