Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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Desenvolvimento de software para desktop para identificação de perfil de competências comportamentais em alunos do ensino superior
Felipe eduardo Lopes Vicente, Gabriel Benicá Rodrigues Negrisoli, Letícia Negrisoli, Edson Aparecido Martins

Última alteração: 2018-10-13

Resumo


RESUMO: Na era da globalização, quando o mundo dos negócios se transforma cada vez mais, as organizações se colocam numa busca contínua de diferenciações estratégicas e vantagens competitivas. O talento humano é quem faz a diferença, passa a ser um diferencial desejável e, portanto, busca-se no mercado profissionais cada vez mais competentes. Um dos objetivos do ensino superior é desenvolver, no aluno em formação, competências, potencialidades técnicas e comportamentais necessárias ao exercício profissional. As Competências não se limitam ao conhecimento ou à habilidade de um indivíduo em uma determinada tarefa ou processo, mas sim da execução desta tarefa de modo satisfatório, com alto padrão de desempenho e habilidades que possibilitem agregar valor àquilo que se executa. O que sabemos é que as competências podem ser técnicas ou comportamentais (gerais/ transversais) e se desenvolvem a partir de suas vivências pessoais, sua personalidade, seu processo de socialização, seu processo educacional e as experiências profissionais. No Brasil o desenvolvimento de competências requisitadas no mercado de trabalho ainda durante a graduação já é uma realidade exigindo das instituições de ensino superior um olhar direcionado a esta questão. Por esta razão este trabalho tem por objetivo principal desenvolver um instrumento de avaliação psicológica do tipo psicométrico e através de um processo de gamificação construir um software para desktop que seja capaz de auxiliar no mapeamento do perfil de competências comportamentais de alunos de ensino superior. O desenvolvimento do instrumento se justifica pela importância em se conhecer o perfil do aluno em processo de formação profissional para gerenciamento e melhor aplicabilidade de tecnologias educacionais. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para desenvolvimento do instrumento psicométrico será utilizada a metodologia proposta por Pasquali (1999). E para o desenvolvimento do software será utilizado a plataforma de desenvolvimento Unity3D (UnityEngine). A linguagem de programação utilizada será a C#. O banco de dados utilizado é o MySQL, um SGBD, que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. Espera-se efetuar a construção de um instrumento que seja efetivo para o mapeamento do perfil de competências de alunos inseridos nas diversas instituições de ensino superior para melhor ferramentar os educadores e gestores educacionais na definição e aplicabilidade de tecnologias educacionais coerentes com as necessidades de desenvolvimento dos alunos. Espera-se ainda verificar as qualidades psicométricas do instrumento para que seja possível proceder, em estudo posterior, a validação do instrumento para uso nesta população.

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