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Desenvolvimento de software para desktop para identificação de perfil de competências comportamentais em alunos do ensino superior
Última alteração: 2018-10-13
Resumo
RESUMO: Na era da globalização, quando o mundo dos negócios se transforma cada vez mais, as organizações se colocam numa busca contínua de diferenciações estratégicas e vantagens competitivas. O talento humano é quem faz a diferença, passa a ser um diferencial desejável e, portanto, busca-se no mercado profissionais cada vez mais competentes. Um dos objetivos do ensino superior é desenvolver, no aluno em formação, competências, potencialidades técnicas e comportamentais necessárias ao exercício profissional. As Competências não se limitam ao conhecimento ou à habilidade de um indivíduo em uma determinada tarefa ou processo, mas sim da execução desta tarefa de modo satisfatório, com alto padrão de desempenho e habilidades que possibilitem agregar valor àquilo que se executa. O que sabemos é que as competências podem ser técnicas ou comportamentais (gerais/ transversais) e se desenvolvem a partir de suas vivências pessoais, sua personalidade, seu processo de socialização, seu processo educacional e as experiências profissionais. No Brasil o desenvolvimento de competências requisitadas no mercado de trabalho ainda durante a graduação já é uma realidade exigindo das instituições de ensino superior um olhar direcionado a esta questão. Por esta razão este trabalho tem por objetivo principal desenvolver um instrumento de avaliação psicológica do tipo psicométrico e através de um processo de gamificação construir um software para desktop que seja capaz de auxiliar no mapeamento do perfil de competências comportamentais de alunos de ensino superior. O desenvolvimento do instrumento se justifica pela importância em se conhecer o perfil do aluno em processo de formação profissional para gerenciamento e melhor aplicabilidade de tecnologias educacionais. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para desenvolvimento do instrumento psicométrico será utilizada a metodologia proposta por Pasquali (1999). E para o desenvolvimento do software será utilizado a plataforma de desenvolvimento Unity3D (UnityEngine). A linguagem de programação utilizada será a C#. O banco de dados utilizado é o MySQL, um SGBD, que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. Espera-se efetuar a construção de um instrumento que seja efetivo para o mapeamento do perfil de competências de alunos inseridos nas diversas instituições de ensino superior para melhor ferramentar os educadores e gestores educacionais na definição e aplicabilidade de tecnologias educacionais coerentes com as necessidades de desenvolvimento dos alunos. Espera-se ainda verificar as qualidades psicométricas do instrumento para que seja possível proceder, em estudo posterior, a validação do instrumento para uso nesta população.
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