Jornacitec Botucatu, VII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
ATUALIZAÇÃO MERCADOLÓGICA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MICROCERVEJARIAS.
Gabriel Fratta Fritz, Luiz César Ribas

Última alteração: 2018-10-08

Resumo


O aumento da procura pelos consumidores brasileiros por cervejas diferenciadas, que se utilizam de ingredientes com qualidade superior àquelas que são vendidas pelas grandes empresas e mais veiculadas no mercado vem aumentando significativamente nos últimos anos, portanto esta representa a fatia de um mercado que gera anualmente bilhões de dólares e que tem o Brasil como terceiro maior produtor mundial, porém com consumo ainda muito baixo comparado aos maiores países consumidores. Aliado a procura por novas cervejas, cresce o número de registros de fábricas produtoras da bebida alcoólica mais apreciada no país, evidenciando que a procura por cervejas de empresas menores e independentes dos grandes conglomerados empresariais vem crescendo, assim como a competitividade entre estas empresas menores que tem fatia de mercado relativamente restrita se comparados às grandes empresas já consolidadas no mercado brasileiro. O presente trabalho teve como intenção avaliar o momento atual do desenvolvimento do mercado cervejeiro, assim como das microempresas do setor. Após tal análise traçar possibilidades de planejamento estratégico para criação e manutenção da pequena indústria cervejeira, apostando em diferenciação e inovação do produto para conquista de mercados mais selecionados, que pagam pela qualidade do produto final.

Palavras-chave: Mercado cervejeiro. Planejamento estratégico. Microcervejaria


Texto completo: PDF