Jornacitec Botucatu, VI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
A “ESCOLA NA NUVEM”: A EDUCAÇÃO NO AMBIENTE RURAL
Carla Gonçalves Távora, Gabriel Lino Garcia, Carlos Eduardo da Trindade Ribeiro

Última alteração: 2017-10-13

Resumo


A pesquisa tem como proposito apontar o resultado do projeto “Escola na Nuvem” do autor professor Sugata Mitra (2013) como uma solução para inexistir a falta de ensino nas áreas rurais do Brasil. O professor esclarece em seu documentário intitulado “A construção da Escola na Nuvem”, o objetivo de projetar um futuro para o aprendizado, ajudando crianças do mundo todo a utilizarem sua curiosidade e habilidade de trabalhar juntos. Uma escola onde crianças entram em aventuras intelectuais, guiadas por grandes questões trazidas por seus mediadores. A forma como quero fazer isso é construindo um lugar onde eu possa estudar nisso. (MITRA, 2013). O projeto experimental de ensino digital teve sucesso com as crianças na Índia, apesar de constituir em uma região pobre que não tinham acesso à internet, se você der a um grupo de crianças um monte de questões e um computador com conexão à internet, eles conseguiram encontrar as respostas; não importa o nível de dificuldade, diz Mitra (2013), devido a isso, resultou em crianças curiosas e interessadas, capazes de aprender de forma coletiva e colaborativa. A pesquisa tem como estudo demonstrar o caso similar das pessoas que permanecem no ambiente rural do Brasil, consistindo em crianças; jovens; adultos e idosos excluídos da educação e do ambiente virtual e, como o novo programa de ensino poderia ajudar essas pessoas a concluírem seus estudos. O objetivo da escola é preparar as pessoas para o mundo, a tecnologia proporciona informação e comunicação para complementar o ensino e como criaram um computador global feito de pessoas. É a chamada máquina administrativa burocrática. E fizeram outra máquina para produzir essas pessoas: a escola. As escolas produziriam as pessoas que depois se tornariam parte da máquina administrativa burocrática (MITRA, 2013), ambos são um conjunto positivo para auxiliar o produtor em sua formação, além do crescimento do campo. O professor aconselha as pessoas a criarem Ambientes de Aprendizado Auto Organizados em casa; na escola; fora da escola e em clubes. Diante disso, a Escola na Nuvem é um método apropriado para o meio rural proporcionando educação feita pela nuvem, tornando as pessoas capazes de estudarem sozinhas e integrando-as na inclusão social e digital igualmente o meio urbano, reduzindo os números de exclusão do meio rural brasileiro.

Texto completo: PDF