Jornacitec Botucatu, VI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR ON GRID E OFF GRID
Valter A. Bortoloto, Andre J Souza, Guilherme Gois, Marcio A Martins, Murilo J Berghe, Gustavo Kimura Montanha

Última alteração: 2017-10-06

Resumo


Com as constantes mudanças climáticas interferindo nos ciclos e volumes das chuvas (ou em alguns países a falta dela) causando ineficiência na geração de energia elétrica por meio das hidrelétricas e com alto custo dos demais meios de geração de energia, fez-se necessário à busca por outros meios de geração.

O método de conversão da luz solar em energia elétrica foi observado pela primeira vez 1839 por um físico francês, desde então alguns países têm feito uso dessa energia seja para fins de estudo, científicos ou para próprio consumo,mas somente nos últimos anos é que o Brasil tem voltado os olhos para essa tecnologia. Considerando o grande potencial solar energético do Brasil, este vem a ser um meio bastante interessante de geração.

Uma vez gerada a energia a partir das células fotovoltaicas é preciso optar o meio através do qual ela será utilizada. O sistema fotovoltaico se divide em dois meios de geração e consumo: on grid e off grid. No método on grid, a energia gerada não consumida passa por um wattímetro bidirecional que lança o excedente nas linhas de transmissão provocando equivalente redução na conta de energia. Já no método off grid a energia é armazenada em baterias cc, convertida em ac e então consumida.

O objetivo do trabalho será nortear os interessados na produção de energia fotovoltaica, comparando-se os métodos on grid e off grid, na otimização de custos e melhor aproveitamento da tecnologia de geração fotovoltaica.

 


Texto completo: PDF