Jornacitec Botucatu, VI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
PANORAMA DO PLANTIO DO LÚPULO NO BRASIL
Fabio Ryu Nakasone, Rafael Henrique Novaes, Leonardo de Liori Teixeira, Lucas Carvalho Lenz, Valéria Cristina Rodrigues Sarnighausen, Alexandre Dal Pai

Última alteração: 2017-10-31

Resumo


RESUMO: O lúpulo é um dos principais componentes na produção de cerveja devido a adição de princípios ativos, como alfa ácidos, óleos essências, resinas e polifenóis. Essa planta é também responsável pelo amargor da cerveja, permitindo diferenciação no aroma e preservação. (REINOLD, M.2016)

No Brasil, a plantação do lúpulo encontra resistência em seu ciclo de desenvolvimento devido ao clima tropical, pois necessita de baixas temperaturas e elevado fotoperíodo. Entretanto, encontra-se plantio de lúpulo na cidade de São Bento de Sapucaí/SP, variedade batizada como lúpulo Mantiqueira. (JENNER, A.,2017) A história dessa variedade vem da tentativa de implantar a cultura na região. No entanto, devido a um evento histórico de chuva excessiva, grande parte dos exemplares sucumbiram ao evento. Porém, após algumas semanas, observou-se que algumas plantas foram resistentes ao evento, e, portanto, mais adaptadas ao clima da região. Essa mesma plantação recebeu apoio da empresa Brasil Kirin e a empresa Kirin do Japão, que garantiram estudos e pesquisas dessa variedade, utilizando-a em suas cervejarias artesanais, como a Baden Baden. (BERBERT, S.,2017)

Além das tentativas do plantio, principalmente nos estados de São Paulo e Santa Catarina, devido ao clima um pouco mais favorável, o lúpulo tem sido importado em grande quantidade para a produção de cervejas artesanais, que tem se tornado um hobbie brasileiro em crescimento (39,6% de crescimento de 2015 para 2016), juntamente com o grande consumo de cerveja, cerca de 68 litros por habitante.(MULLER,C. & MARCUSSO, E.,2017) Portanto o objetivo do trabalho é fazer um levantamento bibliográfico da cultura do lúpulo no Brasil e sua utilização nas micro-cervejarias artesanais.


Texto completo: PDF