Jornacitec Botucatu, VI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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PROCESSO DE DESIGN DE INTERFACE DE APLICATIVOS MÓVEIS
Cibele Koizume Ascoli de Oliva Maya, Adriane Belluci Belório de Castro, Matheus Zapparoli, Osvaldo César Pinheiro de Almeida

Última alteração: 2017-11-01

Resumo


Os dispositivos móveis se tornaram um dos produtos de maior consumo no mercado mundial e apresentam novas oportunidades e desafios tanto no campo da tecnologia de informação quanto na sociedade. As oportunidades de interação e complexidade reduzida propiciadas pelos dispositivos móveis, principalmente pelos smartphones, são potencializadas por aplicativos (FEIJÓ; GONÇALVEZ; GOMES, 2013). Sua atual popularidade entre os diversos grupos de consumidores se transformou em uma âncora para utilização em diversas áreas, inclusive na área educacional. Tendo em vista esses fatores, reconhece-se a necessidade de facilitar e incentivar experiências de qualidade no uso de aplicativos, em situações de aprendizagem para professores como para os alunos. Nesse sentido, um dos principais aspectos a se observar é a interface, que é um dos pontos, se não o mais importante do aplicativo, permitindo ao usuário visualizar e compreender o programa que está utilizando. O foco no usuário é o fator central no design de uma interface, e para tornar as necessidades do usuário requisitos técnicos, mantendo-se a qualidade no processo de produção, são utilizadas ferramentas profissionais para o desenvolvimento de produto, como o desdobramento da função qualidade (QFD) (PASSOS, 2012). A criação de uma interface adequada é um processo complexo que envolve várias etapas (PADOVANI; PUPPI; SCHLEMMER, 2017). Além disso, para a elaboração de interfaces em dispositivos móveis, é de fundamental importância levar em consideração os aspectos ergonômicos e de usabilidade, sendo esses aspectos chave para o design de uma interface adequada ao público a que se destina o aplicativo. Segundo Padovani; Puppi; Schlemmer (2017), a interação usuário celular, quando na realização de atividades cognitivas, se destaca por tais elementos: percepção, navegação e execução. Sendo assim, para este trabalho, pretende-se evidenciar princípios e técnicas utilizados no processo de design de interface de um aplicativo educacional para dispositivo móvel. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, foram feitos esboços da interface em um caderno de desenho e, posteriormente, foram modeladas telas, com o auxílio do software de edição Adobe Photoshop CS6 - Pró 12.


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