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CONJUNTURA DO E-COMMERCE E LOGÍSTICA: ESTUDO DE CASO DE UM SUPERMERCADO DO INTERIOR PAULISTA
Última alteração: 2017-11-01
Resumo
Atualmente a logística tem se tornado um dos principais fatores de sucesso nas empresas virtuais, pois vender produtos pela internet tem se destacado cada vez mais por sua versatilidade e tranquilidade para os consumidores, pois além de economizar tempo e dinheiro, muita das vezes a falta de tempo das pessoas os fazem migrar para o comércio eletrônico, fazendo com que o e-commerce se torne uma ferramenta eficaz e cada vez mais relevante. No e-commerce a um cronograma logístico para que a empresa tenha sucesso e também continue a crescer ou inovar neste tipo de mercado sendo eles: escolha do produto, pedido de compra, recepção do pedido, financeiro, validação do pedido, cliente recebe validação, estoque/compra, expedição, transportadora, cliente recebe produto, pós venda. Muitas empresas oferecem este tipo de serviço, mas por falta de planejamento ou mesmo falhas na operação faz com que todo seu processo logístico seja afetado, um dos principais problemas é a entrega de produto danificado, diferente do solicitado ou endereço inexistente/incorreto, tendo que fazer a logística reversa para reparar o erro. Sendo assim, todas estas etapas alinhadas com melhorias e tecnologia avançada tem tudo para crescer e se se equiparar a lojas físicas em diversos segmentos, oferecendo preços mais competitivos, com um atendimento totalmente satisfatório e eficaz para os consumidores. Melhorias têm de ser feitas diariamente para o crescimento ser gradativo, quanto maior a comunidade nesse tipo de mercado, mais visibilidade e renda é gerado, fazendo deste meio algo que desperte o interesse de outras grandes empresas físicas e se torne alternativa de um mercado mais competitivo, movimentando ainda mais a economia e também havendo melhores preços entre as empresas e suas concorrentes, sem deixar de oferecer um produto de qualidade para o consumidor. Em alguns casos as diferenças entre um mesmo produto na loja física e virtual podem variar consideravelmente seu preço. Um exemplo são as grandes lojas varejistas que atendem nas duas plataformas, porém a virtual acaba sendo um diferencial na hora da compra por ser mais vantajoso e mais econômico. Em Bauru um supermercado adotou o comercio eletrônico de seus produtos, dando mais opções e comodidade a seus clientes, mesmo não havendo diferença entre os valores, o crescimento esta sendo significativo. Por esta razão, esta pesquisa pretende analisar a conjuntura do e-commerce e o processo logístico deste supermercado, como também seus benefícios e dificuldades com a implantação dessas ações. Para isso, será realizado um estudo de caso, com entrevista, observação in loco e análise do site da empresa. A logística tem como objetivo fazer com que toda a cadeia de suprimento de uma empresa virtual se torne o diferencial para a boa relação entre ambos, necessitando assim de uma ligação homogenia entre todos os departamentos da empresa buscando o aprimoramento e também eficácia do processo da empresa gerando lucro e também satisfazendo seus clientes e consumidores.
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