Jornacitec Botucatu, VI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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AUTOMAÇÃO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJO COM ARDUINO EM CULTIVO DE LÚPULO
RENAN LIMA DE SOUSA, MARCUS VINICIUS CONTES CALCA, ALEXANDRE DAL PAI

Última alteração: 2017-10-09

Resumo


A técnica da irrigação consiste na aplicação artificial de água ao solo em quantidades e momentos adequados ao desenvolvimento pleno das plantas nele cultivadas por meio do suprimento das exigências hídricas (MELLO & SILVA 2009).

Existem vários métodos de irrigação, entretanto com o aumento da demanda de água e utilização inadequada dos recursos hídricos pelas atividades humanas é crescente a busca por métodos mais eficientes que reduzam o desperdício e mantenham a qualidade e produtividade das culturas, destacando-se o sistema de irrigação por gotejamento.  Este sistema aplica água em apenas parte da área, próximo ao sistema radicular, com baixa vazão e alta intensidade, reduzindo assim a superfície do solo que fica molhada e exposta às perdas por evaporação. Além de economia de água, permite um maior controle sanitário, aumenta a eficiência da adubação e apresenta adaptabilidade aos diferentes tipos de solo e topografia (ESTEVES et al., 2012).

A introdução de tecnologias no processo de monitoramento e automação da irrigação já é uma realidade frequente na agricultura brasileira, porém ainda precede de altos investimentos e mão de obra qualificada. Nos últimos anos a busca pela praticidade e alternativas mais baratas tem permitido aos sistemas embarcados realizar trabalhos específicos nas mais diversas áreas graças à aplicação de um micro controlador com hardware e software de fácil utilização e compatível com diversos sistemas operacionais: a plataforma arduino. Esse sistema permite a interação entre o sistema e o ambiente através de sensores e atuadores, reagindo em tempo real às mudanças no meio (CUNHA & ROCHA, 2015). De acordo com MCROBERTS (2011), a ferramenta de desenvolvimento do Arduíno (IDE) é livre, baseada na linguagem de programação C, C++ e Java. A mesma proporciona ao desenvolvedor criar seus próprios projetos e esboçar instruções que determinam o que o Arduíno deverá realizar.

Dentre as matérias primas utilizadas no processo de fabricação da cerveja, bebida apreciada em todo o mundo, está o lúpulo: Humulus lupulus L. é uma planta herbácea perene usada em diferentes indústrias onde a cervejeira representa 98% do uso mundial. O principal motivo do seu cultivo e uso são seus metabolitos secundários, principalmente ácidos amargos: ácidos alfa e beta, os quais podem conferir ação conservante (bactericida) ou aromática respectivamente. (FADIÑO et al., 2015). Devido aos escassos estudos no Brasil sobre essa importante cultura no ramo cervejeiro e aos elevados custos da automação convencional de sistemas de irrigação, o projeto busca realizar pesquisas e encontrar soluções que contemplem ambos os temas com o auxílio da plataforma Arduíno.

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