Jornacitec Botucatu, VI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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MARKETING LOGÍSTICO: conceituações e considerações quanto a sua prática empresarial
Ana Paula da Silva Angélico, Jéssica Soares de Souza, Émelyn Victória Godoy de Moraes, Washington Luiz Tomaz

Última alteração: 2017-11-01

Resumo


A essência do ​marketing é desenvolver trocas satisfatórias, nas quais tanto os clientes quanto as empresas se beneficiem. Marketing requer comunicar informações que ajude os clientes a determinar se o produto satisfará suas necessidades. Essas atividades são planejadas, organizadas, implementadas e controladas para atender as necessidades dos clientes, dentro do mercado-alvo. Os profissionais de ​marketing se referem a essas atividades: produção, distribuição, promoção e apreçamento, como o mix de marketing​ porque elas decidem. A logística é uma especialidade da administração responsável por prover recursos e informações, para a execução de todas as atividades de uma organização. Envolve a gestão das atividades de planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos. Naturalmente já é possível visualizar uma relação direta com o ​marketing​, na medida em que o ​marketing pensa em produtos e serviços para atender consumidores. E essa ligação se processa em vários momentos. Hoje a logística faz mais do que, simplesmente movimentar a empresa, integrada às estratégias de ​marketing​, ela tem que ser capaz de criar valores, valores que façam aumentar a percepção dos diferenciais competitivos de cada empresa. Com isso, o objetivo deste trabalho é compreender a sinergia que existe no processo logístico com as ações de marketing e como a logística pode contribuir nesta conjuntura estratégica da empresa. Em prol deste objetivo esta pesquisa adotará como procedimento metodológico a revisão bibliográfica para a construção basilar teórica e após, por meio da análise de conteúdo de Bardin verificará os laços que existem nos processos de marketing e logística. Buscará definir o conceito de ​marketing e compreender sua função integradora na organização, analisando-o com enfoque na Logística, uma vez que ambos atuam como partes, ao mesmo tempo independentes e integradas. Conforme Pride; Ferrel (2001, p. 287, 288) “o ​marketing é importante, no entanto se não houver um bom serviço logístico acaba por não servir e não fidelizar clientes como é sempre objetivo de qualquer empresa, seja esta de logística ou não. É através do bom serviço logístico que o cliente dá valor a empresa. Uma empresa com bom ​marketing e maus serviços não vinga no mercado, no entanto uma empresa com um bom serviço logístico poderá vingar no mercado mesmo com um ​marketing mau ou ausente’’. Por isso, é essencial tal pesquisa, visto que pouca pesquisa busca compreender a complexidade destas duas áreas e visualizar a sua correlação, além do mais, tal temática é necessário para uma concepção global das ações empresariais e como esta impacta nas tomadas de decisões e vantagem competitiva da disputada arena que a organização enfrenta. De maneira à priori, chega-se a conclusão que existe nexo do marketing nos processos logísticos e que tais processos podem e devem muito contribuir para as estratégias de marketing. Entretanto tal unificação de tema ainda é pouco discutido no campo de pesquisa e tal discussão urge desses diálogos e aprofundamentos teóricos.


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