Última alteração: 2017-09-28
Resumo
RESUMO: A anatomia é uma disciplina que contempla inúmeros cursos de graduação na área da saúde e de ciências agrárias, entre os cursos, o de tecnologia em radiologia, cuja disciplina de radiologia veterinária já faz parte de sua grade curricular. No entanto, a aprendizado de anatomia veterinária ainda não é tão influente neste curso de graduação, comparado com a anatomia humana. Visando esse fato, a FATEC-BT, com o apoio da FMVZ/UNESP do Campus de Botucatu elaboraram um curso extracurricular optativo de anatomia veterinária com foco em osteologia para melhorar o desempenho dos alunos de graduação por meio de aulas teorias e práticas. Esse trabalho objetivou em relatar a experiência dos alunos de graduação durante a aula prática por meio do uso de peças de ossos de animais domésticos. Para sua aplicação, utilizaram-se peças anatômicas de ossos de animais domésticos e em um projetor de multimídia de uso didático. Foram selecionados 60 nomes de estruturas abordadas durante o decorrer das aulas. O curso foi ministrado nas instalações da FATEC-BT e para realização desse procedimento, os estudantes afastaram todas as carteiras da sala de aula, permitindo um espaço vazio no centro, onde uma sineta foi colocada sobre uma carteira no meio desse espaço para que os alunos pudessem correr e batê-la. Ao iniciar, os alunos foram divididos em grupos, todos permaneceram no fundo da sala, após os professores apontarem o nome da estrutura anatômica no projetor, aqueles que soubessem a resposta, correriam para tocar a sineta, o primeiro que a toca-se, deveria apontar na peça do animal a estrutura que o professor solicitou. Para cada acerto, grupo tinha o direito a um ponto, caso errasse, o grupo não perdia nada, apenas um próximo aluno que toucasse a sineta poderia manifestar-se a sua resposta, e se estivesse correto, marcaria um ponto para o grupo correspondente. O grupo que marcasse mais ponto seria o vencedor e ganharia uma caixa de chocolate. Outros relatos de experiência sobre o uso de peças anatômicas para o ensino prático em aulas de anatomia ou em monitoria têm contribuído no desenvolvimento acadêmico de profissionais da saúde (SOUZA JÚNIOR et al., 2010; BARTHOLDY et al., 2012; RAMOS et al., 2012) e da medicina veterinária (CURY et al., 2013; MÉLO NETO et al., 2013; SILVA, 2015; WERNER, 2016). Neste relato de experiência todos os estudantes tiveram a oportunidade de se expressar durante a dinâmica e todos foram participativos e a maioria apresentou ótimos rendimentos e aprendizado durante a aula prática, bem como a caixa de chocolate, como prêmio final, estimulou os alunos a interagir com os professores. A metodologia da aula prática relatada neste trabalho demonstrou ser uma alternativa didática e para o ensino de anatomia do sistema esquelético em animais domésticos para os alunos de graduação em tecnologia em radiologia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARTHOLDY, L et al. Produção de material didático para o estudo da anatomia humana-relato da experiência de bolsista voluntário. Anais do Salão de Ensino e de Extensão, p. 134, 2012.
CURY, F. S et al. Técnicas anatômicas no ensino da prática de anatomia animal. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 33, n. 5, p. 688-696, 2013.
MÉLO NETO, G. B. et al. Uso de peças anatômicas nas aulas práticas de clínica cirúrgica veterinária. XIII Jornada De Ensino, Pesquisa E Extensão – JEPEX, Recife 2013.
RAMOS, L. A. Vidal et al. Plano de monitoria acadêmica na disciplina Anatomia Humana: relato de experiência. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 3, 2012.
SILVA, L. C. S. Método alternativo de ensino-aprendizagem na Anatomia Veterinária – estudo de caso. 2015. 27 f. Estudo de caso (Especialização em Formação de Professores para Docência no Ensino Superior) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2015.
SOUZA JÚNIOR, I. et al. Métodos de ensino aprendizagem em anatomia humana: primeira etapa do programa institucional de bolsas acadêmicas (PIBAC) do IFPI/Campus Floriano. In: Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2010.
WERNER, L. C. Utilização de estratégias metodológicas alternativas de ensino-aprendizagem no estímulo à metacognição na anatomia veterinária. Revista Conexão UEPG, v. 13, n. 1, p. 162-175, 2016.
AGRADECIMENTOS
Aos professores e docentes do Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) – Campus de Botucatu (UNESP) Luiz Carlos Vulcano, Vânia Maria Vasconcelos Machado, Maria Jaqueline Mamprim, pelo fornecimento das peças anatômicas, para as aulas do curso e para a elaboração da dinâmica acadêmica.