Jornacitec Botucatu, VI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO DA ÁGUA E SEU REAPROVEITAMENTO EM PROPRIEDADES RURAIS
Thiago Pontes, Sergio Augusto Rodrigues, Paulo Andre Oliveira, Ricardo Ghantous Cervi

Última alteração: 2017-09-20

Resumo


O objetivo deste estudo foi levantar informações a respeito do consumo humano da água e das diversas atividades das propriedades rurais da região de Botucatu, bem como das medidas utilizadas para seu reaproveitamento.

Assim para a realização deste estudo, um questionário validado e previamente testado com questões estimuladas e fechadas foi aplicado em uma amostra de 102 pequenas e médias propriedades rurais da região de Botucatu.

O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética de pesquisa em humanos da Faculdade de Medicina de Botucatu, com o certificado de apresentação para apreciação ética (CAAE) de número 57417216.7.0000.5411.

Pode-se constatar neste estudo, desenvolvido a partir da opinião dos responsáveis pelas pequenas e médias propriedades rurais da região de Botucatu-SP, a existência de diferentes maneiras de utilização da água.

Assim, campanhas de conscientização ambiental e o suporte técnico e financeiro aos produtores no sentido de incentivá-los a práticas de minimização do consumo demasiado da água e melhores maneiras para seu reaproveitamento são fundamentais para a minimização do desperdício e, também, para um consumo mais consciente.

 

 

 


Texto completo: PDF